Desafios do futebol mineiro em 2024 vão além do trio de BH

Foto: Cris Matos/FMF
Resumo
Em 2024, o futebol mineiro terá nove representantes diferentes nas Competições Nacionais da CBF. Seis deles estão fora de Belo Horizonte.

Amigas e amigos. É inegável que Atlético, Cruzeiro e América têm as três camisas mais conhecidas de Minas Gerais. Também é certo que serão os clubes envoltos nas competições mais relevantes do Brasil, em 2024.

Apesar disso, engana-se aquele que acha que o futebol mineiro se limita apenas a Belo Horizonte. Minas terá diversas realidades – e diferentes desafios durante o ano.

Para começar: teremos nove representantes mineiros no Campeonato Brasileiro. Galo e Raposa na Série A, América na B, Athletic e Tombense na C, e o quarteto formado por Villa Nova, DemocrataGV, Ipatinga e Pouso Alegre, na Série D.

Se tratando de Copa do Brasil, serão seis representantes: o trio de BH, Villa Nova, Tombense e Athletic. E em competições da Conmebol, Atlético na Libertadores, e Cruzeiro na Sul-Americana.

Apenas o estado de São Paulo colocará mais clubes em campo em torneios nacionais neste ano. Isso demonstra a evolução competitiva de Minas Gerais no “esporte bretão”, mesmo com todos seus problemas.

Você nem precisa ir para muito longe da capital para atestar essa evolução. Ali em Nova Lima, na Região Metropolitana, vemos um tradicional Villa Nova saindo das cinzas, e voltando a desbravar o Brasil. A parceria técnico-operacional com o Coimbra fez o Leão renascer.

Viajando algumas centenas de quilômetros, encontraremos um Ipatinga disputando a Série D. O Tigre tem muita história, um estádio lindo, e vai pintar metade do Vale do Aço de verde. A outra metade pertencerá ao Democrata: a Pantera Cor de Raça.

Também é importante ter clubes emergentes, mas com projetos ambiciosos. Neste cenário, o Athletic Club desponta como um grande favorito a fazer bonito em 2024 – tal como fez em 2023. A diretoria do Esquadrão é competente, São João Del Rei abraçou o projeto, e a Arena Unimed vive com lotação máxima.

Ter clubes lutando e vencendo uma Libertadores e uma Série A é muito importante. Mas a força de um estado se mede pela capacidade de conquistar o Brasil em diversas frentes diferentes. São Paulo é mestre nisso, tendo o melhor estadual do país, e times que entram todo ano para vencer as quatro divisões nacionais.

Minas Gerais ainda está um pouco longe desta realidade. Mas é abraçando diversos desafios que chegaremos lá. Minas tem o maior estado do sudeste, com dimensões maiores que países inteiros. É possível aliar a tradição à competência, e fazer da “Terra do Pão de Queijo” o lugar mais temido para todo e qualquer adversário. E isso começa por valorizar o futebol mineiro além de Belo Horizonte.

Principais vídeos

plugins premium WordPress