‘Paixão, comprometimento, futebol’: 5 destaques da apresentação de Gabriel Milito no Atlético

Foto: Pedro Souza / Atlético
Resumo
Novo técnico do Atlético, o argentino fez questão de dar respostas longas e didáticas sobre os temas abordados na coletiva.

Gabriel Milito foi apresentado na tarde desta quarta-feira como novo treinador do Atlético. O argentino respondeu a questionamentos da imprensa na Arena MRV.

Milito demonstrou muita empolgação com o novo desafio em sua carreira, e buscou ser didático nas suas respostas. A entrevista coletiva durou mais de uma hora, e o profissional abordou diversos assuntos. Veja alguns destaques abaixo.

Paixão para jogar

Em vários momentos Gabriel Milito destacou as palavras “paixão” e “comprometimento”. Para ele, é importante ter ganas de vencer sempre. Inclusive, citou que qualquer dificuldade de adaptação tática, devido ao pouco tempo disponível para treinamentos, será superado se os jogadores demonstrarem paixão.

Uma frase do argentino resume bem seu pensamento sobre o tema:

Estou disposto a perdoar as derrotas, mas não estou disposto a perdoar que o jogador não entregue seus 100% em campo.

Gabriel Milito, sobre a cobrança em seus jogadores

Estilo de Jogo próprio

O modelo de jogo do Atlético passará por mudanças profundas. Segundo o treinador, poderão existir variações táticas, mas a ideia de jogo será uma só. E tudo indica que o Galo terá um futebol ofensivo, com pressão para retomar a posse de bola e o gosto pelos toques verticais.

Estreia numa final de Campeonato

O primeiro desafio do argentino no comando técnico atleticano será muito difícil. Ele estreará já na final do Campeonato Mineiro, contra o arquirrival Cruzeiro.

Apesar da dificuldade incomum logo na sua estreia, Gabriel Milito relembrou que seu primeiro jogo como treinador também foi desafiador. Coube a ele classificar o Estudiantes de la Plata, na última rodada da fase de grupos da Libertadores de 2015.

Categorias de Base

Um dos principais embates da torcida do Atlético com Felipão teve com tema o uso dos jovens jogadores. O sucessor de Scolari no comando técnico do Galo comentou sobre o uso dos jovens no time principal.

Ele se mostrou empolgado com as categorias de base atleticanas, e declarou gostar do “frescor” destes jogadores. Mas declarou, de forma categórica: “não irão jogar só por serem jovens. Terão que mostrar futebol”.

Saúde Mental

A comissão técnica de Gabriel Milito contará com um psicólogo – Patricio Morales. Ele atuará juntamente com a psicóloga do Atlético, Michelle Rios.

Milito reafirmou a importância de acompanhar o lado psicológico de seus atletas, dentro e fora de campo.

O futebol evoluiu muito em questões físicas e táticas nos últimos anos, mas creio que faltava um foco no tema psicológico. No futebol de elite, o atleta está exposto a situações estressantes e de pressão. Se um futebolista está com problemas, temos que ajudá-lo, pois precisamos de extrair o seu melhore rendimento.

Gabriel Milito, sobre ter um psicólogo na comissão técnica

Principais vídeos

plugins premium WordPress