A súmula do jogo de ida da final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense esclareceu os motivos das expulsões do zagueiro Juan Pablo Freytes e Sidnei Lobo, auxiliar de Mano Menezes. A punição aconteceu após recomendação do VAR e ambos estão suspensos para o jogo de volta, neste domingo.
O árbitro Yuri Elino justificou o cartão vermelho para Freytas por, na sua visão, “se dirigir ao adversário (Luiz Araújo) de maneira hostil, com o dedo em riste no rosto do mesmo e golpear este atleta, com o seu antebraço, na altura do pescoço.”
O embate entre os dois começou na reta final do segundo tempo, quando Luiz Araújo passou pelo banco do Fluminense e gritou “aqui é Flamengo”. Na hora, Freytes levantou do banco e bateu boca co o atacante. Após o fim da partida, o zagueiro novamente se dirigiu ao jogador do Flamengo para discutir sobre o que aconteceu durante a partida.
Sendo assim, o árbitro foi até a cabine do VAR para assistir à confusão que gerou por conta da discussão entre os jogadores. Ele convocou Thiago Silva, capitão do Fluminense, e avisou sobre a expulsão de Freytes. De acordo com Yuri Elino, o auxiliar de Mano Menezes, Sidnei Lobo, foi expulso por ter dito: “Você só pode estar de sacanagem”.