O novo Campeonato Brasileiro de Futsal promete brigar firme com a já estabelecida Liga Nacional de Futsal (LNF). O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Futsal - CBFS.
A CBFS tomou a atitude de criar seu próprio campeonato após inúmeras discordâncias políticas com a LNF. Entre os pontos de atrito, o fato de a LNF contar apenas com times de Sul e Sudeste.
A Confederação Brasileira de Futsal também promete competições de base e futsal feminino.
Vários clubes conhecidos do futebol já confirmaram presença na competição, como Vasco, Cruzeiro, Fortaleza, Ceará e Sport (veja a lista completa de participantes no final da matéria).
Dois Campeonatos Nacionais?
Além do otimismo pela adesão de várias "camisas pesadas" do país, o campeonato também se promove como a única competição nacional a dar vaga para o Sul-Americano de Futsal. A CBFS é reconhecida pela CBF como a Confederação oficial de futsal no Brasil.
A LNF, por sua vez, funciona como uma liga de clubes. O time mais conhecido a jogar a competição é o Corinthians, e a Liga possui uma já conhecida parceria de transmissões com o Grupo Globo.
Até o momento, não se sabe se equipes que decidam jogar o Campeonato Brasileiro receberão "retaliações" (e vice-versa, para quem decidir continuar na LNF). Fato é que a competição terá seu início na primeira quinzena de maio. Já a LNF começará no final de março.
Conheça os 20 clubes que disputarão o Brasileiro da CBFS
- ADS (MT)
- América (MG)
- América (RN)
- ARD/Apodi (RN)
- Ceará SC (CE)
- CRB (AL)
- Concórdia (SC)
- Cruzeiro (MG)
- Estrela do Norte (AM)
- Sampaio Corrêa (MA)
- ACEL Chopinzinho (PR)
- ASF Sorriso (MT)
- Vasco (RJ)
- Remo (PA)
- Náutico (PE)
- Sport Recife (PE)
- Costa Rica (MS)
- Fortaleza (CE)
- Passo Fundo (RS)
- Yeesco (RS)