A temporada da divisão de acesso para a Série A está acabando. Falta apenas uma rodada para o fim do campeonato e o cenário é de uma das disputas mais acirradas da história da competição. Seis equipes, de quatro estados diferentes, brigam pelas duas vagas remanescentes da Série B. Vitória, campeão, e Criciúma já subiram e estarão no Brasileirão de 2024.

Com 37 rodadas jogadas, dez clubes diferentes frequentaram a zona do G4, 11 estiveram no Z4 e apenas uma equipe não esteve em nenhum deles. Porém, esse clube, tem chance de acesso. Duas equipes foram do Z4 inicialmente para o G4 em algum momento do torneio.

Veja quais equipes são, e o que é necessário para cada um estar na Série A de 2024.

Juventude

O Papo é o atual terceiro colocado do campeonato e enfrenta o Ceará fora de casa na última rodada. O Juventude foi o último colocado do Brasileirão de 2022 e busca o retorno imediato à elite brasileira.

Vila Nova

O Tigre nunca jogou o Campeonato Brasileiro em pontos corridos. A última participação do Colorado foi em 1985. O Vila Nova é o quarto colocado e pega o já rebaixado ABC, no Rio Grande do Norte.

Atlético Goianiense

O Dragão, assim como o Juventude, esteve na Série A no ano passado. O Atlético Goianiense é o primeiro fora dos quatro primeiros e joga contra o Guarani, primeiro time fora da disputa pelo título, no Antônio Accioly.

Grêmio Novorizontino

O Novorizontino, fundado em 2010, quer jogar a elite pela primeira vez em sua história. O Tigrão do Vale tem a maior quantidade de vitórias entre os seis que lutam pelo acesso e joga em casa contra o Criciúma, já classificado para a Série A de 2024.

Mirassol

O rival do Grêmio Novorizontino também nunca jogou a primeira divisão brasileira. O Leão da Alta é o único clube que ainda não esteve no G4 e nem no Z4 nessa temporada, e pode, na última rodada, estar entre os quatro primeiros. O Mirassol tem seu jogo derradeiro contra o Tombense, atualmente 17º na tabela, em Tombos.

Sport Recife

O mais tradicional da lista é o com menos chances de subir. O Leão da Ilha entra na última rodada em crise e estreando um novo técnico. O Sport joga em Recife contra o Sampaio Côrrea, em jogo importante para as duas equipes, já que a Bolívia Querida está na luta contra o rebaixamento.