Uma das principais raças e impérios da Marvel e da mitologia dos X-Men
Criado pelo famoso escritor Chris Claremont e o artista Dave Cockrum, os Shi’ar apareceram pela primeira vez em 1976, na edição #97 de Uncanny X-Men.
São uma espécie humanoide com características aviárias, e são uma raça poderosa que controla um vasto império galáctico de seu mundo Chadilar. Semelhante aos espartanos do nosso planeta, eles são um povo guerreiro e imperialista, conhecido por seu amor pela batalha e pelo ódio pelas artes.
Quando conhecemos os Shi’ar, eles são governados por D’Ken, um megalomaníaco com sonhos de grandeza. Durante o reinado, ele usa o poderoso Crystal M’Kraan, capaz de transportar o usuário para qualquer realidade que deseja.
Durante seus esforços, ele se opõe a sua irmã Lilandra, mas ela finalmente foi derrotada e exilada do Império. Em uma tentativa de parar seu irmão, ela viaja para a Terra para obter a ajuda dos X-Men. Usando suas habilidades telepáticas, ela se comunica com Charles Xavier durante sua jornada, acendendo um romance que durará anos.
Ao longo de seu reinado, no entanto, ela é constantemente contraposta por sua irmã, Rapina, uma guerreira feroz com asas, garras e uma poderosa sede de sangue. Ao longo dos anos, os X-Men batalhariam com Rapina muitas vezes, com a guerreira até se tornando uma vilã recorrente da Miss Marvel
Poucos anos após a introdução dos Shi’ar, Claremont e John Byrne criaram uma das histórias mais emblemáticas da Marvel nas páginas de Uncanny X-Men #129-138: A Saga da Fênix Negra. Após uma missão no espaço, Jean tenta salvar toda a equipe com seus poderes telepáticos e telecinéticos, mas será morta por radiação cósmica.
Com isso, ela é consumida e renascida como a Fênix, uma poderosa entidade psiônica. Na realidade, a Força de Fênix é uma construção de energia antiga, viajando pelo cosmos e destruindo tudo em seu caminho. Em várias ocasiões, ela também assume o corpo de um indivíduo para ajudá-la a atender às suas necessidades.
E embora Jean pareça estar no controle da Fênix por um tempo, eventualmente isso a corrompe e a transforma em um dos vilões mais poderosos da Marvel. Apesar de Jean Grey ser vital na derrota de D’Ken e aprisioná-lo, os Shi’ar e Lilandra passaram a maior parte da Saga pedindo o julgamento e a morte de Jean Grey.
Consumida pelo poder da Fênix, Jean em uma parte da história absorve uma estrela, resultando em uma supernova que mata bilhões de seres vivos de um planeta alienígena. O evento mostra grande parte da galáxia tentando deter Jean, e os X-Men sendo forçados a lutar contra sua antiga amiga e aliada. Toda a história termina com Jean recuperando o controle temporariamente e se sacrificando, acabando com a ameaça da Fênix.
De fato, toda a Guarda Imperial original é baseada em personagens da DC, com cada membro refletindo alguém da Legião dos Super-Heróis. Ao longo do tempo, Gladiador e Guardas Imperiais como Oráculo, Esmagador e Impulso tiveram várias aventuras na Marvel Comics. Aparecendo um ano depois que os Shi’ar, a Guarda Imperial e o Gladiador estrearam em X-Men #107
Enquanto Xavier e Jean têm fortes laços com o Shi’ar nos quadrinhos, Scott Summers está mais conectado aos Starjammers. Criado por Dave Cockrum, os Starjammers são um grupo de piratas intergalácticos que apareceram pela primeira vez no Uncanny X-Men #104.
Em uma das histórias dos mutantes, descobrimos que o pai dos irmãos Summers está vivo todos esses anos, vivendo no espaço como o pirata Corsário. Eventualmente, Scott, Alex e Gabriel reuniram-se com seu pai, embora o último estivesse mais interessado na conquista do Império Shi’ar do que em uma reunião familiar.
Na série animada, os Shi'ar aparecem no episódio 6, e mostram o destino de Charles Xavier que está vivo com os Shi'ar. Além dele, Lilandra, Rapina, Ronan, Gladiador e Gabriel Summers, aparecem no episódio