O IMPIEDOSO EUA CONTRA OS MUTANTES

A Operação Tolerância Zero de Bastion, teve aval do USA para atacar os mutantes

Apresentada em 1997, a Operação Tolerância Zero fez parte de uma proposta do governo dos Estados Unidos em caçar e matar todos os mutantes do país. Essa história tem início com Bastion e uma reunião ocorrida no Pentágono que promete dar um fim ao “problema mutante”.

O que é a OZT? 

Durante os anos 90, nos quadrinhos, tivemos a mega saga "Massacre", que reuniu todos os herois e vilões da Marvel contra um imponente vilão, que mesmo com todas as forças reunidas, quase foi impossível de derrotar.

Massacre

Após o final da saga "Massacre", membros do Quarteto Fantástico, alguns Vingadores, herois e vilões que ajudaram na batalha foram dados como mortos. Como "Massacre" era a versão maligna de Xavier, o ódio contra os mutantes estourou e com isso uma campanha no senado para deflagrar uma operação contra os mutantes.

Massacre

Isso levou a uma enorme desconfiança contra a população mutante e também resultou na ascensão de um candidato à presidência que odiava abertamente os mutantes, chamado Graydon Creed, que foi assassinado em uma explosão de energia.

Graydon Creed

Obviamente, a opinião pública virou-se ainda mais contra os mutantes, criando ainda mais caos.

Com a autorização da Operação Tolerância Zero, Bastion e seus Sentinelas Prime conseguem apreender grande parte dos X-Men, incluindo Xavier, e tomam o controle da Mansão X.

OTZ

Com a Mansão X sob seu domínio, Bastion ganha acesso aos arquivos que Xavier mantinha, contendo informações vitais sobre seus alunos, incluindo seus pontos fracos.

Arquivos X

Os Sentinelas Prime são, na verdade, humanos implementados com tecnologia sentinela via nanotecnologia, semelhante aos da animação, que permaneceram como agentes dormentes até que a Operação Tolerância Zero ativasse sua programação.  

Sentinelas Prime

Bastion, mais conhecido como Sebastion Gilberti, na verdade era um sentinela resultante da fusão de um Molde Mestre com um Nimrod após uma batalha contra os X-Men. Isso ocorreu através da energia mística do Siege Perilous, um portal dimensional que submete aqueles que passam por ele ao julgamento dos seres superiores do universo.

Origem de Bastion 

Ao emergir do portal como um híbrido humano-sentinela com amnésia, ele foi acolhido por Rose Gilberti, que o adotou e lhe deu seu nome. Ao tomar conhecimento do problema mutante na América, ele se uniu aos Amigos da Humanidade de Graydon Creed.

Sebastian Gilberti

Suas diretrizes sentinelas foram ativadas, dando início à Operação: Tolerância Zero. Bastion reconfigurou a força sentinela montada pelo projeto Widewake, considerando boa parte dela desatualizada, e secretamente espalhou seus Sentinelas Prime.

Operação Tolerancia Zero

Xavier, que se entregou voluntariamente por causa dos eventos de Massacre, foi levado para instalações da OTZ junto com Manitas, mutantes criados artificialmente. Bastion também foi diretamente responsável pela morte de Graydon Creed, com o objetivo de inflamar ainda mais o ódio anti-mutantes. Em seguida, capturou Jubileu.

Professor Xavier

Durante a batalha final com as forças da OTZ, Cable e os X-men lutaram para evitar que Bastion tivesse acesso aos arquivos de Xavier. No calor da batalha, Ciclope acabou sendo gravemente ferido.

Cable e os X-Men

Percebendo o erro que cometeu ao apoiar a forma como Bastion lidava com os mutantes, o Senador Kelly insistiu em iniciar o fim da operação. A SHIELD foi enviada para encerrar a operação, levando Bastion, seus agentes e sentinelas a se renderem rapidamente.

Senador Kelly e o fim da OTZ