Ao longo da história da competição mais importante da América, os clubes brasileiros jogaram 39 confrontos na Pré-Libertadores, e se classificaram em 33 oportunidades
As seis eliminações aconteceram nos últimos anos, sendo cinco delas em sequencia, nas últimas cinco edições da Libertadores, entre 2018 e 2022.
O primeiro clube brasileiro a ser eliminado na história da Pré-Libertadores é o Corinthians, que caiu para o Tolima em 2011, após levar 2x0 no agregado
Sete anos depois, um time brasileiro voltou a ser eliminado na fase preliminar da Libertadores. Dessa vez, foi a Chape, que caiu para o Nacional do Uruguai por 2x0 no agregado em 2018.
Na temporada seguinte, o Tricolor paulista acabou enfrentando o modesto Talleres, da Argentina, e foi eliminado por um placar de 2x0 no agregado
Pela segunda vez em sua história, o Corinthians acabou caindo na fase preliminar da Libertadores, e dessa vez com o critério do gol qualificado, no empate em 2x2 com o Guarani do Paraguai
Em 2021, o tricolor gaúcho chegou como um dos favoritos ao título continental, mas acabou ficando de fora antes do torneio de fato começar, ao cair para o Independiente dell Vale por 4x2.
Mais um tricolor, desta vez o carioca, o Fluminense acabou eliminado pelo Olímpia. O duelo foi decidido na disputa de pênaltis e acabou em 4x1 para os paraguaios.
Na atual temporada, os participantes brasileiros dessa fase do torneio são o Galo e o fortaleza, e ambos empataram seus jogos fora de casa em 0x0.
Com a decisão em seus mandos de campo, os dois são favoritos a classificação, mas precisam manter seus olhos abertos a possíveis perigos.