Sem ganhar um título de expressão desde 2011, o Internacional perdeu a chance de disputar o título do Gauchão em 2023 e acabar com o jejum. Dessa forma, confira o retrospecto dos últimos dez anos do clube gaúcho.
Em 2012, o Internacional teve um ano discreto, mas com um título conquistado: Gauchão. O primeiro fracasso foi na Libertadores, eliminado nas oitavas de final. No Brasileirão, terminou em 10° lugar, e teve a demissão de três técnicos no período.
Com a reforma do Beira-Rio em processo, o time teve que mandar os seus jogos em outro espaço. Venceu o Gauchão novamente com a vitória nos pênaltis sobre o Juventude. Com dois empates contra o Athletico-PR, não passou das quartas de final na Copa do Brasil. Ano péssimo no Brasileirão, terminou em 15° lugar.
O Beira-Rio foi sede de cincos jogos da Copa do Mundo. A equipe colorada venceu o Gauchão e terminou a temporada no terceiro lugar do Brasileirão.
No ano de 2015, o técnico Diego Aguirre foi a aposta da direção colorada. Apesar de ter vencido o Gauchão, o time teve uma campanha conturbada na Libertadores, o Inter caiu na semifinal da competição para o Tigres. Logo depois da demissão de Aguirre, o time levou uma goleada de 5 a 0 para o Grêmio.
O ano de 2016 teve um marco negativo para o Inter. Apesar de ter iniciado com a conquista do Gauchão e a liderança no Brasileirão, o time de Argel colecionou derrotas e acabou sendo rebaixado pela primeira vez na história.
Na disputa do Gauchão, os colorados perderam o título para o Novo Hamburgo nos pênaltis. Na Série B, o Inter disputou a liderança da divisão, mas foi vice-campeão para o América-MG.
O técnico interino Odair Hellmann foi efetivado. O comandante superou a eliminação nas quartas de final do Gauchão. No Brasileiro, terminou em terceiro lugar, com vaga para Libertadores.
A chegada de Paolo Guerrero encheu os torcedores de expectativa. No Gauchão o Inter perdeu a taça nos pênalti, para o Grêmio. Na Libertadores caiu para o Flamengo, que acabou sendo campeão. Porém, a maior frustração foi a derrota para o Athletico-PR na final da Copa do Brasil.
No ano atípico, com pandemia e paralisação, o Inter perdeu o returno do Gauchão para o rival. Apesar da série de lesões sérias com os principais jogadores da equipe, com Coudet, o time ficou na liderança do Brasileirão por 10 rodadas. Com Abel, foi desclassificado na Copa do Brasil nas quartas de final nos pênaltis. O mesmo se repetiu na Libertadores.
Com o atraso no Brasileirão de 2020, a final aconteceu em 25 de fevereiro de 2021. A data foi marcada por um gol impedido de Edenilson, que daria o título. Já na temporada 2021, o Inter foi desclassificado na Copa do Brasil pelo Vitória. O mesmo aconteceu na Libertadores, com a derrota para o Olimpia. No Brasileirão, ficou em 12° lugar, com a vaga para Sul-Americana.
No Gauchão foi eliminado pelo Grêmio na semifinal. Na Copa do Brasil, o Inter passou por um verdadeiro fiasco, sendo eliminado pelo Globo. Contra o Melgar, na Sul-Americana, o time gaúcho tentou a classificação nas quartas de final, mas foi eliminado nos pênaltis. Já no Brasileirão, chegou a oito vocês nacionais.