Hoje em dia celulares, computadores entre outros eletrônicos fazem parte da vida das pessoas. E entre tantas marcas, as empresas investem na sua identidade visual para convencer o público. Dessa forma, confira o antes e depois das logotipos das marcas mais famosas.
O logotipo da maçã mordida conhecido mundialmente não iniciou neste formato. Primeiramente era uma representação direta com um momento brilhante de Steve Jobs, quando ele morava na comuna do pomar de maçãs.
Atualmente o logotipo da maçã tem uma versão minimalista, mudando apenas a cor. A Simplicidade e a sofisticação é o foco da marca, enquanto a sua identidade visual.
A empresa iniciou vendendo peixe, arroz e macarrão para as vizinhas China e Manchúria. Era um sinal bem detalhado em preto e branco, parecido com um carimbo postal. A ideia acabou se revelando afortunada e profética.
É esta variação do logotipo da Samsung que é conhecida mundialmente. A oval azul com letras brancas aparece. No início a oval era acompanhada por uma placa “eletrônica” azul no fundo, mas como o logotipo foi simplificado em geral, não durou muito. Mesmo a própria oval desaparece às vezes.
O logotipo esteve em uso por cerca de um século, sem quaisquer alterações notáveis. Ele representava um peixe que se supõe ser o salmão do rio Nokianvirta.
O logotipo atual apresenta o nome da marca em um sans minimalista. As letras são ousadas o suficiente para transmitir mensagens como "confiabilidade" e "qualidade". O destaque da marca nominativa é o “K” parecido com uma ponta de flecha. Assemelha-se ao botão “play”, criando assim um vínculo com a indústria em que a Nokia atua.
A identidade visual da Motorola teve quatro versões do logotipo criadas ao longo da história da marca, todas diferentes, mas com uma paleta de cores monocromática e com muito estilo e nitidez. Os três primeiros emblemas apresentavam apenas o lettering, enquanto no último surgiu o novo conceito.
O “M” era composto por dois segmentos triangulares espelhados idênticos com linhas inferiores arqueadas e lembravam picos de montanhas ou tendas. As formas e o contraste do novo emblema deram à marca um ar moderno e requintado, mostraram o valor da Motorola pela qualidade em design e estilo e acentuaram sua progressividade e profissionalismo.
LG é a empresa que nasceu da fusão de duas marcas coreanas, Lucky e GoldStar, portanto o início de sua história de identidade visual pode ser datado em 1947, ano em que a empresa Lucky foi fundada. Portanto, a sua primeira logotipo é o nome dos dois.
Em 1997, a corporação Lucky Goldstar, foi renomeada para LG, e, portanto, teve seu logotipo redesenhado. Projetado para se parecer com um rosto humano sorrindo, ele tem sido usado desde então.
A Sony teve seu primeiro projeto do logotipo registrado em 1955, mas foi rapidamente abandonado em favor de um bem mais simples
Até hoje houveram pequenas alterações feitas às formas das letras, o logotipo da Sony manteve-se praticamente o mesmo desde os anos 50.