Terrax, o Domador

Conheça Terrax, o Domador, um dos principais arautos de Galactus

PRIMEIRA APARIÇÃO

Terrax o Domador é um personagem fictício que aparece nos quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics. Criado pelo artista John Byrne e pelo escritor Marv Wolfman, o personagem apareceu pela primeira vez em outubro de 1979 como um arauto da entidade cósmica Galactus e inimigo do Quarteto Fantástico.

A ESCOLHA 

O Surfista Prateado era nobre, corajoso e até mesmo heroico, qualidades que acabaram o levando a trair seu mestre a fim de proteger a Terra. Esperando encontrar um novo arauto que não tivesse problemas em encontrar mundos habitados para Galactus consumir, o devorador de mundos procurou por um ser cruel e faminto por poder para aceitar sua oferta.

TYROS

Eventualmente, Galactus identificou Tyros, o ditador tirânico da cidade de Lanlak no planeta Birj, como um sucessor digno do Surfista Prateado. Mas Tyros já era extremamente poderoso, tendo nascido com uma mutação única que o permitia animar pedras. Galactus sabia que ele precisaria primeiro superar Tyros antes que pudesse transformar o desposta em seu novo arauto.

TRANSFORMAÇÃO

Ironicamente, Galactus foi até o Quarteto Fantástico atrás de ajuda: ele ofereceu a ajudá-los a derrotar o Esfinge se eles em troca prometessem derrotar Tyros. Relutantes, o Quarteto aceitou a oferta, e derrotaram Tyros como prometido. Galactus imediatamente trouxe Tyros sob seu controle cósmico e forneceu a ele uma pequena fração de seu poder cósmico.

TERRAX, O DOMADOR

Isso transformou Tyros em Terrax, o Domador, um ser imensamente poderoso, cujo controle completo sobre as pedras permitia a ele mover planetas de até 100 milhas de largura. Assim como Galactus esperava, Terrax não possuía moralidade e não tinha problemas em levar seu mestre a mundos habitados

AMBIÇÃO

No entanto, Terrax era também ambicioso e não possuía senso de lealdade com Galactus. Ele eventualmente começou a conquistar planetas para seus próprios fins egoístas e apenas servia Galactus por medo

MANHATTAN

Tentando escapar do serviço de Galactus para sempre, Terrax eventualmente fugiu para a Terra, onde ele tomou Manhattan como refém e ameaçou demos a cidade, a menos que o Quarteto Fantástico destruísse a nave de Galactus.

DERROTADO

O devorador de mundos ficou enfurecido por essa traição e removeu os poderes de Terrax - algo que ele não havia feito com nenhum dos seus arautos anteriores - o transformando de volta em Tyros. Galactus então lançou Tyros do topo do World Trade Center e o deixou para morrer.

MORTE

Terrax retorna ao seu planeta natal, Birj, onde é abordado por um membro do Corporação Nova, que veio dar um aviso e ajudar na evacuação do planeta. Terrax luta brevemente com ele e se recusa a evacuar o planeta. O membro da tropa Nova foge quando a ameaça sobre a qual ele alertou chega. Quando Nova deixa o planeta, ele vê a Força Fênix consumindo completamente o planeta Birj em seu caminho pelo universo, levando Terrax e toda a sua população com ele.

OUTRAS MÍDIAS

Terrax é constantemente retratado como o principal arauto de Galctus nas animações e filmes do Quarteto Fantástico. Geralmente aparece como o vilão secundário da trama. 

PODERES

Terrax na verdade já era um ser com mutações genéticas que lhes davam um limitado poder mental sobre as rochas e pedras, e quando ganhou o poder cósmico esse poder ficou ainda mais forte o tornando capaz de controlar asteroides com a sua mente, além de ser capaz de fazer tudo que alguém que tem o poder cósmico pode fazer.