A mpox, anteriormente conhecida como “varíola dos macacos”, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox. A doença virou motivo de preocupação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O cenário de mpox no continente africano constitui emergência em saúde pública de importância internacional em razão do risco de disseminação global da Mpox, com potencial de uma nova pandemia.
Surtos da doença vêm sendo reportados na República Democrática do Congo há mais de uma década e as infecções têm aumentado de forma sustentada ao longo dos últimos anos, segundo informou a OMS.
Em 2024, os casos já superam o total registrado ao longo de todo o ano de 2023 e somam mais de 14 mil, além de 524 mortes.
A Mpox é uma zoonose (uma doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas causada pelo vírus mpox, pertencente ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae, mesma do vírus da varíola comum).
– Erupção cutânea: Semelhante a bolhas ou feridas, que pode durar de duas a quatro semanas; – Febre; – Dor de cabeça; – Dores musculares e nas costas; – Apatia; – Gânglios inchados.
A transmissão pode ocorrer principalmente pelo contato próximo com uma pessoa infectada, incluindo: contato de pele com pele; boca com boca; boca com pele; e gotículas respiratórias.
Qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém que apresente sintomas de mpox ou com um animal infectado corre risco de infecção.
Pessoas infectadas devem se isolar para evitar a propagação; Lavar as mãos frequentemente e evitar tocar o rosto; usar máscara em situações de contato próximo.