Superman, o novo filme do Homem de Aço no vindouro Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês), está em produção, mas até o momento, não foi revelado quem será a grande ameaça do herói no cinema além de Lex Luthor.
Com as filmagens rolando, começaram a surgir rumores sobre a identidade do grande vilão do longa — e ele pode ser ninguém menos do que o Ultraman, uma versão maligna do próprio Superman.
A ideia é que Lex Luthor usaria o DNA do Superman para tentar criar um clone exato do kryptoniano. Assim, ele daria vida ao Ultraman, uma versão idêntica, mas voltada para o mal do Homem de Aço.
Sua primeira aparição aconteceu em 1964, surgindo como uma versão maligna do Superman vinda da Terra-3, que é povoada por versões vilanescas dos heróis da editora.
Essa versão do Ultraman acabou sendo eliminada durante a Crise das Infinitas Terras, mas acabou recebendo novas versões, aparecendo como o Superman da Terra-3 da fase Novos 52.
A versão mais recente se chama Kal Il, o último sobrevivente de Krypton que foi enviado para a Terra ainda bebê. Esse, no entanto, se revolta contra e assassina o presidente americano John F. Kennedy, se tornando um ditador de Metropolis.
Ele tem praticamente os mesmos poderes que o Superman normal, mas em várias versões, ele se fortalece ficando exposto à kryptonita em vez de ao sol amarelo.
Por um lado, faz bastante sentido vermos uma versão mais sombria e maligna do Superman aparecer no filme para contrastar com o Homem de Aço, além de garantir um inimigo físico para garantir as cenas de ação. Mas, há um grande problema.
Toda essa ideia de Lex Luthor fazer um clone mal-feito do Superman é algo que vimos há não muito tempo no cinema. Essa é exatamente a mesma trama de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça.
Embora, na prática, as coisas sejam um pouco diferentes, a premissa acaba sendo a mesma. Isso pode dificultar um pouco a realização deste enredo logo de cara, caso os rumores da possibilidade estejam realmente corretos.