A semana da partida mais esperada do Campeonato Gaúcho chegou. No próximo domingo (5), Grêmio e Inter se enfrentarão na Arena pela nona rodada da competição.
O confronto marcará o retorno do clássico que não acontece há quase um ano, por conta da ida do Grêmio à Série B do Brasileirão. Assim, no último Gre-Nal, o Internacional saiu vencedor, mas não conseguiu passar as oitavas do estadual devido ao saldo de gols. Na partida de ida, o Grêmio abriu uma vantagem de 3 a 0 no Beira-Rio.
No total, as equipes se enfrentaram 437 vezes. Com 160 vitórias do Inter, 139 do Grêmio e 138 empates. Na Arena do Grêmio, contudo, o Tricolor leva a melhor. Ao todo, desde 2012, o mandante tem oito vitórias contra duas do rival, além de 11 empates.
Apesar do Inter ter vencido, o Grêmio que foi classificado no Gauchão por conta do saldo de gols. Por fim, o golaço de falta do Taison não valeu de nada.
O Grêmio começou a temporada de 2021 muito mal no Brasileirão e o rival tentou se aproveitar da situação. Contudo, o jogo não saiu do zero a zero.
Em um Gauchão atípico, na pandemia, o empate deu a vitória para o Grêmio, já que no jogo de ida, a equipe Tricolor venceu o o Inter no Beira-Rio por 2 a 1. Ferreira marcou para o lado azul e Rodrigo Dourado para o vermelho.
A partida tinha cara de empate, mas o improvável Léo Chu saiu do banco e marcou o gol da vitória no Gauchão.
Com dois expulsos, o empate foi mais que um empate. Pepê abriu o placar na partida, mas Bruno Cortês ocasionou um pênalti, convertido por Thiago Galhardo. Este seria o primeiro gol do Inter no período de seis anos de clássico.
O Grêmio venceu o Inter com gols de Maicon e Isaque. Com o feito, conquistou o título do segundo turno do Gauchão e vaga na disputa com o Caxias.
No primeiro jogo do clássico na Copa Libertadores não teve gols, mas oito expulsões. A partida foi válida pela fase de grupos da competição.
Apesar das tentativas do time colorado, Geromel e Romulo marcaram os gols que consolidaram a superioridade no desempenho do grupo de Renato Portaluppi sob o de Zé Ricardo.
O título do Gauchão decidido nos pênaltis foi marcado por uma partida de luta entre as equipes, mas não saíram do zero a zero no tempo normal.
Mesmo com dificuldade, o time suplente de Renato Portaluppi superou a equipe colorada. A vitória diante o Inter garantiu o primeiro lugar na tabela do Gauchão com gol do lateral Leonardo.