Hinos nacionais são parte de todos os países do Mundo, é uma música com uma letra que costuma representar o passado e exaltar os feitos de cada país em toda sua história.
Existem hinos com diversas estrofes, caso do Hino Nacional Uruguaio, que possui 105 estrofes e dura 6 minutos, sendo o mais longo do mundo.
O hino do Japão é o mais curto do mundo, com apenas 5 estrofes , empatando com a da Inglaterra, "Deus Salve o Rei".
O hino nacional brasileiro tem 26 estrofes, sendo um dos maiores do mundo e um dos poucos onde as palavras Guerra e Armas não são utilizadas.
Por mais variados motivos, alguns hinos nacionais não possuem letras, apenas melodias. Alguns até tinham letras, em outros casos, apenas não se chegou a um consenso.
Hoje 4 países não possuem letra em seus hinos, a Versus lista eles e os respectivos motivos, confira.;
O Hino Espanhol não possui uma letra desde o fim do governo ditatorial de Francisco Franco. Com isso, "La Marcha Real" é tocada em eventos espanhóis.
O hino bósnio não possui letra desde 1999. A antiga letra do hino nacional não fazia referência aos sérvios e croatas, cujos descendentes são boa parte da população bósnia.
Até existem algumas letras para o hino de São Marino, mas o governo não reconhece nenhuma delas.
País mais novo do mundo e ainda nem sequer reconhecido por todos os outros, Kosovo ainda não aprovou uma letra para seu hino nacional.