POR QUE O UNIVERSO MARVEL TEME OS MUTANTES?

ODIADOS E TEMIDOS

Em X-Men '97, tivemos a chance de ver o retorno dos mutantes após tanto tempo longe. E, para alguns, este tem sido o primeiro contato com a espécie do Universo Marvel. Após esse primeiro contato, muitos se perguntam: por que os Mutantes são tão odiados e temidos?

Já se passaram mais de 60 anos desde que os mutantes foram introduzidos no Universo Marvel, enfrentando ódio por apenas existirem.

Mais de 60 anos

Traçando um paralelo, é possível dizer que os X-Men são um reflexo do medo e ressentimento que o mundo real tem com grupos marginalizados espalhados pelo globo.

Um reflexo

Por décadas, os X-Men foram apresentados como uma metáfora do Movimento por Direitos Civis nos anos 60. Os mutantes eram vistos como diferentes por causa de seus poderes, que surgiram por fatores que não são controlados.

Uma metáfora

E isso é exemplificado claramente na HQ de Chris Claremont, que mostrou todo o preconceito vivido pelos mutantes em Deus Ama, Homem Mata, uma das primeiras graphic novels do Universo Marvel.

Exemplificado

Na história, vemos os mutantes lidando com o preconceito de um líder religioso, que os vê como abominações. O motivo? Eles nasceram assim.

Na história

E é daí que vem o medo: Os humanos veem que os mutantes são uma nova espécie, uma possível evolução da raça humana no Universo Marvel. Ou seja, temem que sejam seres superiores.

Seres superiores

Claro que os humanos tentaram reagir: a criação dos Sentinelas, dos colares inibidores de poder, tudo isso era uma forma de controlar a nova espécie e evitar que ela se propague. Afinal, o medo dos humanos era serem substituídos.

A reação humana

Agora, imagine somar isso à ansiedade e paranoia coletiva e misturar com a tecnologia e os recursos existentes no universo Marvel? Por essas e outras é que a Marvel nunca fará a resolução do conflito entre humanos e mutantes.

Sem solução?