Por que o dia dos namorados é comemorado em junho? Venha descobrir com a gente
O dia dos namorados é comemorado, mundialmente, no dia de São Valentim, ou, Valentine's Day, que é originalmente no dia 14 de fevereiro.
O dia remete à vida do santo patrono da Igreja Católica, São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II (foi imperador de 268 a 270 d.C.).
O imperador romano proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Cláudio II via o casamento como um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados.
Assim, surgiu um padre, que também já havia sido médico, chamado Valentim, que passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano que queriam casar-se, mas não podiam porque a lei proibia.
O imperador Cláudio II descobriu que Valentim realizava casamentos clandestinos e, assim, mandou que Valentim fosse preso. O imperador romano chegou a oferecer perdão a Valentim desde que ele renunciasse a fé cristã, convertendo-se à fé tradicional dos romanos
Como Valentim não aceitou renunciar a sua fé, o imperador ordenou a sua morte. Valentim foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270. Os relatos contam que, após a morte de Valentim, algumas pessoas passaram a celebrar a sua memória por todo o serviço que ele havia realizado em benefício dos outros
O Dia dos Namorados passou a ser comemorado no Brasil em 12 de junho de 1949 e foi criado pelo publicitário João Agripino Doria, pai de João Doria Jr. (PSDB), ex-prefeito de São Paulo.
O dia foi escolhido, pois é a véspera do dia de Santo Antônio, considerado o "santo casamenteiro". Tal data fez sucesso no país e tornou-se oficialmente a ocasião para demonstrar o amor entre casais.
Além disso, a data foi escolhida puramente pelo viés comercial, já que em junho não havia nenhum feriado forte comercialmente. Hoje em dia, junho é um dos meses mais lucrativos para o comércio.