Dentro da vasta galeria de vilões do Batman, temos personagens muito complexos e excêntricos. Um belo exemplo disso é o Pinguim, um vilão bem peculiar que se tornou uma das figuras centrais do crime em Gotham City. Veja alguns fatos e curiosidades sobre ele.
Um dos inimigos mais clássicos do Cavaleiro das Trevas, o Pinguim foi criado em dezembro de 1941, nas páginas de Detective Comics #58, cerca de trinta edições após a primeira aparição do Batman nos quadrinhos.
Apesar de não ter nenhum poder, ele tem uma série de habilidades. Ele sabe gerenciar e cuidar como ninguém de seu império ilegal. Além disso, ele é treinado em combate manual, no uso de armas e até mesmo em esgrima. Ele também pode controlar e comandar pássaros.
O Pinguim é bem equipado com vários dispositivos e apetrechos especiais, que sempre utiliza para enfrentar o Batman. O mais famoso deles é seu guarda-chuva, que pode conter uma metralhadora escondida. Ele também é capaz de usar o guarda-chuva como uma espada.
Criado por uma mãe super-protetora, Oswald Chesterfield Cobblepot sofreu muito quando criança, sendo vítima de bullying por seu peso e por suas feições exageradas, como o nariz que lembrava o bico de um pássaro. Sua mãe cuidava de uma loja de pássaros e ele era obcecado.
Oswald nada mais era que um ladrão genial que realizava assaltos a bancos e outros crimes menores. Com o passar dos anos, sua figura foi sendo reformulada nos quadrinhos, se forma que se tornasse um magnata em Gotham City.
O reboot dos Novos 52 é a alteração mais recente que o vilão sofreu nos quadrinhos. O personagem começa a ter um papel bem importante no crossover Morte da Família, onde chega a se aliar com o Batman brevemente.
Em Birds of Prey Vol. 4 #0, Dinah Lance tenta se juntar a uma organização chamada Basilisk, que é controlada pelo Pinguim. Contudo, o vilão não quis contratá-la. Irritada, ela usa o grito sônico e isso chama a atenção dele, que a nomeia de Canário Negro por conta dos pássaros.
Durante a saga Vilania Eterna, Oswald teve um momento de grande destaque nas HQs. Quando o Sindicato do Crime invadiu a Terra, derrotando a Liga da Justiça, o Pinguim foi um dos vilões que permaneceu ao lado do grupo - e por isso, foi coroado como o prefeito de Gotham City.