Você certamente já deve ter se deparado com múltiplas franquias, de estúdios diferentes, sobre os mesmos personagens. Se isso te deixou confuso, é provavelmente porque essa tal figura deve ter entrado em domínio público, ou seja, qualquer um pode criar histórias. Veja alguns que estão assim e você não sabia.
Um dos percursores do horror e da ficção científica, Frankenstein é um livro escrito por Mary Shelley, cuja primeira publicação data de 1818. O personagem já está em domínio público há mais de um século, e não é à toa que sua história já tenha ganhado tantas adaptações.
O rei dos vampiros apareceu pela primeira vez no livro de Bram Stoker, publicado em 1897. O personagem acabou se tornando parte do domínio público em 1962.
Um dos maiores espiões da cultura pop, James Bond entrou em domínio público em 2015, mas há uma pegadinha aqui, já que isso se aplica exclusivamente ao Canadá.
Uma das adições mais recentes à lista de personagens em domínio público, o Ursinho Pooh já encantou muitos graças às suas adaptações da Disney, e é conhecido por habitar o Bosque dos Cem Acres.
O personagem entrou em domínio público oficialmente em 2019, e agora é possível criar histórias usando a figura de Tarzan. No entanto, vale ressaltar que o Tarzan dos livros originais de Burroughs -- ou seja, aquele que está em domínio público -- é diferente de suas contrapartes cinematográficas.
Outra produção bem famosa da Disney é Alice no País das Maravilhas. Como Carroll faleceu em 1898, sua obra já entrou em domínio público, o que significa que qualquer um pode ter sua própria história envolvendo Alice, Chapeleiro Louco, Coelho Branco e tantos outros.
Criado em 1919 na revista pulp All-Story Weekly, o Zorro se tornou um verdadeiro marco na cultura pop. No entanto, o personagem já faz parte do domínio público desde 1995.
Conhecido como a "oitava maravilha do mundo", King Kong foi criado em 1933. Curiosamente, o personagem só está em domínio público por conta de uma novelização do filme de 1933, lançada antes mesmo da estreia nos cinemas.