Veja alguns países que censuram o uso de internet
Na Europa, existem alguns poucos casos de países que censuram a internet e proíbem o uso das redes sociais, e a Bielorrússia é um deles. O país exigiu que todos os meios de comunicação social se registrassem junto ao governo, caso contrário seriam bloqueados. Dessa forma, publicações independentes precisam utilizar domínios estrangeiros, para conseguir utilizar a internet escapando do governo bielorrusso.
Apesar de haver internet no país, a censura no Egito acabou sendo intensificada após o início do regime El-Sisi, que governa o país de forma autoritária, com forças armadas exercendo grande poder dentro do país, tendo ainda eleições não livres ou justas.
Cuba é um caso um caso complexo, isso porque, embora o próprio governo do país imponha restrições ao uso da internet, outro motivo que acaba levando a censura da internet e o bloqueio das redes sociais, é devido às sanções dos Estados Unidos, que acabam dificultando o acesso a diversas plataformas e sites diferentes.
O Bahrein é um país com uma das maiores taxas de penetração da internet no mundo. Contudo, assim como outros países do Oriente Médio, acaba censurando fortemente o conteúdo do que pode ser acessado, com um monitoramento extremamente rigoroso das redes sociais.
Embora o país tenha melhorado um pouco com relação ao uso de redes sociais, o Vietnã impõe diversas restrições e limitações ao conteúdo da internet. Vale mencionar também que são impostas sentenças bem severas as pessoas que se envolvem em expressões online que não foram previamente aprovadas pelo governo.
Um dos países que mais censuram a internet no mundo é a Arábia Saudita. O governo do país possuí uma censura muito forte com relação à utilização da internet, mantendo-a sob extrema vigilância, com diversos Reportes do programa Sem Fronteiras, afirmando que o governo era “implacável na censura de meios de comunicação sauditas à internet”.
As redes sociais são fortemente censuradas pelo governo russo, que inclusive mantém uma lista negra na internet, para aplicar suas políticas de censura. Os movimentos da Rússia para censurar a internet começaram de duas formas: com uma série de e-mails e formulários burocráticos.
Mianmar era um país que costumava censurar o uso da internet, contudo, após um golpe liderado por militares do país em 2021, a censura a internet acabou se intensificando, ao ponto que em 2022, as Nações Unidas condenaram a “ditadura digital” imposta pela junta, o que acabou levando a diversos apagões contínuos da internet, assim como o bloqueio das redes sociais.
Um dos países com a maior censura de internet no mundo é o Irã. O país é conhecido por cortar frequentemente as ligações à internet, isso, sem mencionar o bloqueio total das principais redes sociais. As graves políticas de censura do país foram submetidas a escrutínio global em 2022, devido aos protestos que afetaram profundamente o país.
Entre os países que mais censuram a internet, a China com certeza é um deles. No país, basicamente todas os principais aplicativos de redes sociais são proibidos, por exemplo, sites e aplicativos do Google não estão disponíveis por lá.