O Brasil possui grandes talentos que mudaram a história da música do país e adicionaram grandes obras na discografia do país. Confira a lista que montamos com grandes nomes que são imortais na arte brasileira!
Para muitos a maior cantora da história do Brasil. Potente e suave na medida certa, Elis deu vida a diversas composições de diferentes gêneros.
Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia, foi o grande embaixador do Soul e Funk no Brasil. Seu talento, seja na voz, na composição ou no empreendedorismo, dispensa qualquer comentário.
Vinicius de Moraes é reconhecido como um dos grandes letristas brasileiros. Sua habilidade em combinar poesia e música, com sensibilidade e romantismo, é sua marca registrada e sua obra é reverenciada até os dias de hoje, apesar de ter servido também como diplomata em diversas embaixadas brasileiras em todo o mundo.
Considerado o pai da bossa nova, um gênero musical que revolucionou a música popular brasileira na década de 1950. Tom Jobim era um compositor, pianista e cantor excepcional. Sua obra influenciou gerações de músicos no Brasil e no mundo, e ele é considerado uma das maiores referências da música brasileira.
Angenor de Oliveira, ou simplesmente Cartola, foi um dos maiores sambistas - se não o maior - que já pisaram neste planeta. Fundador de Estação Primeira de Mangueira, o músico deixou um legado gigantesco, cultuado até hoje.
Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é um dos maiores expoentes da música nordestina brasileira, tendo popularizado o baião e influenciado gerações de artistas. Com mais de 50 anos de carreira, suas letras e melodias são ainda lembradas e cantadas por muitos, consolidando-o como um ícone da cultura popular brasileira.
Na contramão da história, Carlos Gomes compôs sua glória e é o maior compositor da Ópera brasileira. Compôs "O Guarani", primeira obra do país a ser apresentada no Teatro Alla Scala, em Milão, na Itália. Possui estátuas em frente aos theatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Maior nome da música clássica e símbolo do modernismo no Brasil, Villa-Lobos deixou uma obra altaneira, uma verdadeira apoteose brasileira de mais de 2 mil composições. Em sua data de nascimento, dia 5 de Março, é celebrado o dia da música clássica no país.
A "mulher do fim do mundo" triunfou graças ao seu talento. Com toda a sociedade contra o sucesso de uma mulher de periferia, brilhou nacionalmente e abriu caminho para uma nova geração de mulheres na música do Brasil.
Um dos maiores casos de que nada é capaz de parar o talento e a persistência. Pianista, é um dos maiores intérpretes de Bach. Após doença e acidentes que comprometeram movimentos de sua mão, se tornou um maestro de muito sucesso, uma grande inspiração para várias gerações.
Um dos grandes nomes do rock brasileiro, Chorão foi líder e vocalista da banda Charlie Brown Jr. Reconhecido por suas letras que abordam temas como a juventude, amor e a luta contra o sistema, faleceu prematuramente em 2013, deixando um legado musical que continua a inspirar músicos brasileiros.
Kiko Loureiro é um dos músicos mais importantes da história do Brasil, com uma carreira de sucesso que inclui o Angra e o Megadeth. Além de ser guitarrista, ele é também um talentoso compositor, arranjador e produtor musical, sendo reconhecido internacionalmente por sua técnica, versatilidade e musicalidade.
Como diria Martinho da Vila, Noel Rosa viveu a vida "aos auspícios de um cometa". Em apenas 26 anos de vida, o "Poeta da Vila" deixou um gigantesco legado, além de ter revolucionado o samba, sendo fundamental para que o gênero "descesse o morro" e adentrasse o rádio e às classes média e alta do país.
"Criador" do samba paulista, Adoniran Barbosa foi um gênio que demorou a ter seu talento reconhecido. Suas composições, cantadas por nomes como Elis Regina, Demônios da Garoa ou até ele próprio, demonstravam a vida do trabalhador paulistano, em verdadeiras crônicas musicais.
Tonico e Tinoco revolucionaram a música caipira no Brasil. Primeira dupla sertaneja de grande sucesso no país, influenciaram gerações de artistas. Suas letras simples e melodias cativantes ainda são lembradas e cantadas por muitos brasileiros, tornando-os ícones da cultura popular.
Alcione é uma das maiores intérpretes da música brasileira, com uma voz marcante e presença de palco inconfundível. Sua carreira de mais de 50 anos inclui sucessos como "Não Deixe o Samba Morrer", consolidando a "Marrom" como um ícone da música popular brasileira.