Conheça ótimos alimentos para ajudar na memória
No dia a dia precisamos sempre estar atento a tudo e guardar várias informações em nossa mente. A memória é um aspecto fundamental da nossa vida cotidiana. Mas tem momentos em nossa vida que esquecemos onde colocamos as chaves do carro ou nome de alguém importante.
O mundo atual exige que tenhamos uma excelente memória. Mas para não vivermos esquecendo as coisas, precisamos de uma alimentação saudável. Neste texto, vamos explorar alguns alimentos que podem ajudar a melhorar a memória e o desempenho cognitivo.
O salmão é um peixe rico em ômega 3, uma gordura saudável com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhora as funções dos neurônios e protege as células do cérebro contra os radicais livres, melhorando a memória e o raciocínio.
O chocolate amargo é um bom remédio para a sua memória. Os flavonoides presentes no chocolate amargo têm o poder de melhorar o fluxo sanguíneo cerebral. Isso contribui para o bom funcionamento do cérebro.
As nozes são fontes de ácido graxo alfa-linolênico, um tipo de ômega 3 associado à saúde das artérias, sendo um excelente remédio para a sua memória. Contém vitamina E, que protege as células cerebrais saudáveis contra o envelhecimento e o esquecimento.
Para quem quer ter uma ótima memória precisa incluir em sua dieta o ovo. Ele possui ácido fólico e vitamina B12. Sua gema é rica em colina, uma substância que pode ajudar a evitar o declínio mental associado ao envelhecimento.
Por ser rico em vitamina K, essencial na produção de esfingolipídios, um tipo de gordura encontrada em altas concentrações no cérebro, o espinafre é ótimo para manter a memória em dia.
O café é uma boa escolha para a memória por também ser rico em cafeína, um composto bioativo que estimula o sistema nervoso, aumentando a concentração e reduzindo o cansaço. Segundo especialistas, o ideal é consumir até 4 xícaras de café coado no dia.
O selênio, por exemplo, é um mineral presente na fruta que ajuda na memória e em outras funções cognitivas do sistema nervoso. A composição do abacate também é rica em vitaminas benéficas para o cérebro, como a vitamina B12.
Outra substância destacada pelo estudo da Oxford Academic é o EGCG, a epigalocatequina galato. Com princípio antioxidante, esse elemento auxilia no desempenho cognitivo e é encontrado no chá verde.