Com mais de dez anos de existência, o MCU parece estar em uma queda vertiginosa. Enquanto alguns apontam o motivo disso como uma “fadiga dos filmes de heróis”, outros culpabilizam a “diversidade”.
Mas, a verdade é que encontrar os erros do estúdio é uma tarefa mais complexa do que parece.
Entre uma precarização no trabalho dos profissionais e um desejo de alimentar a máquina que se tornou o estúdio, existe muito para se reclamar da Marvel Studios.
À seguir, veja os maiores erros que esse universo cinematográfico encontrou nos últimos anos (Via Legião dos Heróis).
À medida que se expandiu, o MCU foi tendo cada vez mais demanda. Neste cenário, perder tempo era perder dinheiro. Porém, o estúdio não contou com como a quantidade em detrimento da qualidade afetaria o bem-estar de seus funcionários.
A alta demanda da Marvel Studios abriu uma brecha para uma grande precarização no trabalho de diversos profissionais, incluindo artistas de VFX. Isso, inclusive, acabou gerando climas tensos nos bastidores.
Mesmo aumentando o seu hall da fama de roteiristas e diretores, é nítido como o controle de Kevin Feige limita escolhas criativas. Afinal, diversos profissionais relataram como o controle dos produtores ocasionou em conflitos e afastamentos.
A falta de controle criativo trouxe outro grande problema para o Universo Cinematográfico da Marvel: sua pasteurização. Nesse sentido, a Marvel construiu uma fórmula e a replica em todos os formatos possíveis, o que ficou maçante.
“Se tudo é prioridade, nada é prioridade”. No caso da Marvel, se tudo é importante, nada é. Após a construção da Saga do Infinito, a Marvel Studios acostumou seu público a encontrar grandes enredos em pequenas referências.