Conheça jogos famosos que foram lançados nos anos 80
Sob a direção de Takashi Nishiyama, que já havia trabalhado em “Kung-Fu Master”, “Street Fighter” trouxe uma nova perspectiva ao focar em duelos diretos contra chefes, deixando de lado a tradicional jornada através de ondas de inimigos menores. Este jogo não só capturou a imaginação dos jogadores como também lançou as bases para os elementos que se tornariam padrões no gênero, destacando-se o inovador controle de seis botões.
Embora “Final Fantasy” tenha entrado no cenário um pouco mais tarde em comparação a outros títulos, sua importância para o gênero é inquestionável. Muitos fãs consideram esse jogo não apenas como o RPG mais significativo do console NES, mas também como um dos jogos mais influentes da década de 1980.
No final dos anos 80, Will Wright estava ocupado mergulhando em livros de economia, arquitetura e urbanismo para criar algo inédito no mundo dos videogames. Naquela época, os jogos de simulação ainda eram novidade, e a maioria dos jogadores estava focada nos jogos de luta e RPGs que dominavam o mercado. Apesar disso, o “SimCity” de Wright acabou cativando milhões de pessoas que, a princípio, talvez não se vissem interessadas em um jogo que simulava a construção e a gestão de cidades.
Em 1989, a indústria dos videogames atingiu um marco importante na evolução dos gráficos, chegando mais perto de representar formas complexas como o corpo humano com maior realismo. Foi nesse contexto que “Prince of Persia”, criado por Jordan Mechner para o Apple II, entrou em cena, marcando o início de uma nova era para os jogos com sua aparência mais realista.
À primeira vista, “Duck Hunt” pode não parecer um jogo cheio de detalhes ou complexidades. É, sem dúvida, divertido, principalmente quando leva o jogador ao limite da paciência toda vez que o cachorro surge para caçoar de uma mira falha. Mas, o que exatamente “Duck Hunt” representou para a indústria dos videogames? A verdade é que o impacto de “Duck Hunt” foi significativo, não por ser o pioneiro dos jogos de tiro, porque não foi, mas sim pelo que simbolizou para os jogos caseiros.
“Donkey Kong” se destacou não apenas pelo gameplay, mas pela maneira como introduziu a narrativa no jogo. Antes mesmo de começar a jogar, uma breve cena cinemática contava a história de um gorila gigante que sequestrava a namorada do protagonista, lançando o desafio ao jogador de resgatá-la. Esta foi a primeira vez que um jogo de videogame incorporou uma cena para desenvolver sua história, colocando a narrativa em um papel de destaque desde o início.
Com seu personagem principal amarelo e circular, que mais parecia uma torta com uma fatia faltando, e seus perseguidores fantasmas coloridos e carismáticos, “Pac-Man” conquistou um público diversificado, transformando-se em um verdadeiro ícone cultural.
Quando os jogadores pegaram pela primeira vez o cartucho dourado de “The Legend of Zelda”, mal podiam imaginar a revolução que estava por vir. Naquela época, a ideia de um mundo aberto nos videogames era praticamente inexistente. “Zelda” veio para mudar tudo isso, definindo um padrão que seria seguido por todos os jogos de RPG de ação e aventura a partir de então.
“Super Mario Bros.” veio com tudo: uma trilha sonora cativante, gráficos pixelados vibrantes e uma jogabilidade que é pura diversão. Além de desafiar o jogador a melhorar sua pontuação, introduziu um modo competitivo para dois jogadores, toneladas de itens e áreas secretas para descobrir, além de zonas de dobra que desafiavam a percepção do próprio jogo.
O conceito de Tetris, por outro lado, é surpreendentemente simples: você deve girar e encaixar blocos de diferentes formatos que vão caindo, de maneira que não haja lacunas entre eles. Assim que você completa uma linha horizontal, ela desaparece. E só.