Confira a lista dos países mais fortes do planeta
A Arábia Saudita é o maior país da Península Arábica, e possuí enormes reservas de petróleo, garantindo que o país se torne cada vez mais uma potência tanto a nível regional quanto global.
A Coreia do Sul é uma verdadeira potência econômica, com uma sólida base industrial. O país é considerado um dos países mais inovadores do mundo, ocupando o primeiro lugar no Índice de Inovação da Bloomberg de 2021.
No ano passado, a Índia passou a China e se tornou o país mais populoso do mundo. A Índia é a quinta maior economia e o segundo país com mais falantes da língua inglesa do mundo, sendo também a maior democracia do mundo.
A segunda maior economia da União Europeia e a sétima maior do mundo é a França. A França é um país que combina seu poder brando com um exercício extremamente bem preparado.
A verdade é que nos anos 90, a economia japonesa acabou se esmagando, tendo um estado lento desde então, muito embora ainda seja a terceira mais economia do mundo. O que torna o Japão tão importante é sua ética de trabalho, tecnologia avançada, foco e seu foco em inovação.
A Alemanha é hoje conhecida como o motor da Europa, isso por ser a maior economia da União Europeia, assim como, por ser o quarto maior a nível mundial. Após a reunificação do país em 1990, a Alemanha se tornou um dos países mais habitáveis da Europa.
O país também tem se focado em acordo comerciais e negociações pós-Brexit, destinadas a construir novas parcerias econômicas. O país também está fazendo inúmeros progressos na indústria tecnológica, sendo o Londres o centro das startups no país.
Um fato interessante sobre a Rússia é que, por ser o maior país do mundo em extensão territorial, acaba se beneficiando de uma vasta riqueza de petróleo, gás e minerais, permitindo que o país resistisse até mesmo as sanções ocidentais durante a guerra com a Ucrânia.
A medida que a economia chinesa crescia, a procura de bens e produtos ocidentais também crescia. Entretanto, os recentes acontecimentos geopolíticos deixaram claro que as empresas ocidentais estão cada vez mais preocupadas com sua exposição frente a China.
Apesar de muitos países estarem crescendo, ainda, sim, os EUA é o país mais dominante do mundo, com base na sua economia, influência cultural e diplomática, assim como por seu poder militar, além de, desempenhar um papel dominante em diversos setores, principalmente na tecnologia digital.