Jessie Ware
Quando pensamos em música pop, pensamos em grandes hits. Porém, não foi o cenário que Jessie Ware viveu. Mesmo sendo altamente exaltado pela crítica especializada, o ótimo That! Feels Good! não chegou ao público mainstream.
Surfjan Stevens
Sim, Javelin foi (merecidamente) um dos álbuns favoritos dos críticos. Porém, esteve longe de ter o destaque mainstream que seria legítimo. Sufjan Stevens criou um dos melhores (talvez o melhor) álbum indie do ano.
Soen
Certamente não é o mais complexo dos álbuns de Progressive Metal, mas o Soen claramente fez um álbum bastante sólido e extremamente cativante. Defiinitivamente merecia mais destaque.
Mon Laferte
A cantora chilena lançou um excelente álbum em 2023. Porém, o seu destaque mediático foi praticamente nulo. Autopoiética é um álbum que vale a pena pra todo mundo escutar.
Extreme
Excluindo o megahit 'More Than Words', Extreme nunca teve a atenção que merece. SIX é mais uma prova disso. Um dos melhores álbuns de rock do ano não teve muito destaque fora da bolha rock. Já agora, Nuno Bittencourt faz magia no solo de RISE.
Angra
Angra já habituou o público brasileiro e internacional a ótimos álbuns, mas a verdade é que o excelente Cycles of Pain não teve tanta visibilidade quanto deveria.
Sara Correia
Um nome desconhecido no Brasil, mas que cada vez mais vem crescendo em portugal. Sara Correia traz a sua versão mais moderna e arrojada do fado português e não deixa ninguém indiferente.
Xandria
Metal já não é um gênero mainstream, mas o novo álbum do Xandria conseguiu ficar escondido até dentro da bolha do gênero. The Wonders Still Awaiting é um ótimo álbum, que merece maior apreciação.
Ana Frango Elétrico
Ana Frango Elétrico lançou um dos melhores álbuns nacionais do ano. Contudo, todo seu talento não teve destaque no cenário mainstream. Uma pena, visto que é uma das melhores artistas brasileiras do momento.
Gorillaz
O fato de ter criado um álbum mais comercial, incluindo até um feat com o Bad Bunny, e de ter soltado metade do álbum como singles não ajudou o Gorillaz. Porém, Cracker Island é um dos melhores álbuns do ano, ainda que muita gente discorde.