Agora que sabemos que Robert Downey Jr. está retornando para a Marvel e que vai interpretar o Dr. Destino, a pergunta que fica é: existe algo parecido nos quadrinhos?
Agora que sabemos que Robert Downey Jr. está retornando para a Marvel e que vai interpretar o Dr. Destino, a pergunta que fica é: existe algo parecido nos quadrinhos?
Pra começar esse debate precisamos escutar atentamente o anúncio realizado pelos Irmãos Russo, diretores de Vingadores, na SDCC: "Como prova das possibilidades inimagináveis no Multiverso Marvel, damos a vocês a única pessoa que poderia interpretar Victor von Doom"
Aqui já temos duas informações MUITO importantes. E as únicas concretas até o momento: 1 - Doutor Destino não será o Tony Stark. Será efetivamente o Victor von Doom, igual às HQs. 2 - Mas se a escalação só foi possível devido ao Multiverso, então ele será uma VARIANTE.
A primeira coisa a se entender é que o Doutor Destino e o Homem de Ferro, conceitualmente, são personagens muito parecidos. Ambos são duas das pessoas mais inteligentes da Terra. E ambos vestem armaduras mega tecnológicas.
Ambos também têm exércitos de armaduras. Tony Stark com a sua Legião de Ferro, onde controla remotamente as suas armaduras. E Victor von Doom com seus Destinobôs, que são robôs que ele usa pra controlar a Latvéria e que as vezes até envia no seu lugar para eventos.
Mas enquanto Tony Stark é mais um engenheiro mecânico e tá sempre criando armaduras novas, o Destino tem outro viés. Ele tem origem no povo romani, do Leste Europeu (no brasil popularmente conhecidos como ciganos) e além de um cientista, também é mestre nas artes místicas.
Quanto a caracterização, são os dois maiores egos do Universo Marvel.
Mas enquanto o Tony tem uma grande tendência para o humor e deboche, o Victor faz mais o perfil antisocial e coloquial... é um cara bem sério.
E tem alguns quadrinhos que podem dar dicas do que vamos assistir no cinema: 1 - Maníaco de Ferro 2 - O Infame Homem de Ferro
Dito tudo isso, é altamente improvável que a Marvel esteja adaptando algumas dessas histórias. A decisão do retorno de Robert Downey Jr. é puramente comercial. A escolha dele indefere se existem ou não quadrinhos que sustentam a escolha criativa.
E apesar disso, tenho certeza também que agora que a decisão foi tomada, na hora de montar a história, vão fazer acenos para os quadrinhos. Alguma dessas HQs será a escolhida? Particularmente gosto da ideia de uma variante corrompida do Tony STark que assume o nome von Doom.
Não apenas por fazer sentido dentro da Saga do Multiverso, mas também por deixar intacto o Victor von Doom original, que poderá mais adiante despontar em um filme do Quarteto Fantástico. Me parece a decisão mais sábia. Agrada fãs e atende as necessidades do MCU.