Um dos personagens mais amados do Brasil, o Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na já extinta TV Tupi. Desde sua chegada na TV daqui, em 1950 ele se tornou muito amado e querido pelos fãs.
O desenho teve um sucesso gigantesco e foi muito mais reconhecido no Brasil do que em outros países, inclusive nos Estados Unidos.
Criado por Walter Lantz e Ben “Bugs” Hardaway, o personagem foi inspirado, além de um incômodo Pica-Pau de verdade, no Pernalonga e Patolino
No entanto, algo que muitos não sabem é o verdadeiro nome do personagem, que nunca foi revelado na versão brasileira. É o que destaca o site Legião dos Heróis.
Segundo a publicação do site, seu nome verdadeiro é Woody Woodpecker no original. Ou seja, o nome do personagem é simplesmente Woody.
No Brasil, apenas o sobrenome do personagem, Woodpecker, foi utilizado para designá-lo e assim ele passou a ser chamado apenas de Pica-Pau, com seu primeiro nome deixado de lado pela equipe de tradução da época.
Antes do desenho animado ser traduzido e dublado, contudo, algumas revistas em quadrinhos foram publicadas com o personagem, com ele sendo chamado de Berimbau nas publicações d’O Cruzeiro e de Údi-Údi nas da EBAL.
Enquanto Woody é um nome comum nos Estados Unidos, ele não é tão famoso no Brasil, já que na maior parte das vezes é um diminutivo de Woodrow, ou outros nomes como Elwood ou Heywood.
A alcunha se tornou bastante popular por lá com o 28º presidente, Thomas Woodrow Wilson, que era conhecido apenas pelo seu nome do meio.