UM ESCÂNDALO DE CINEMA NA FÓRMULA 1 EM 2007

A temporada de 2007 foi uma das mais equilibradas nos últimos da Fórmula 1, com o campeão Kimi Raikkonen apenas 1 pontoa  frente do vice Lewis Hamilton e do terceiro colocado Fernando Alonso. 

Equilíbrio na pista 

Porém fora da pista, as coisas pegaram fogo e acabaram criando uma das maiores problemas na história da categoria. Entende o caso que ganhou o nome de Spygate. 

Polêmicas 

Nigel Stepney um funcionário de longa data da Ferrari, estava insatisfeito com a chefia da equipe italiana, que o trocaram de cargo e o impediram de viajar com a escuderia. 

O pivô

Stepney então entrou em contrato com seu amigo Mike Coughlan, então um dos chefes da rival McLaren. Conversa vai, conversa vem, Stepney prometeu dados confidenciais dos italianos a equipe britânica. 

Ressentimento 

Coughlan recebeu as informações secretas e pediu que sua esposa Trudy, tirasse uma cópia dos documentos em uma papelaria de Woking. O problema era que um dos atendentes era fã da Ferrari.

O escândalo descoberto

O atendente alertou a Ferrari, que alertou a FIA.  A McLaren demitiu Coughlan e afimrou que ninguém além dele teve acesso as informações confidencias da Ferrari  e o assunto morreu. Por enquanto. 

As repercussões 

Durante o GP da Hungria de 2007,Fernando Alonso se irritou com Lewis Hamilton e deu ultimato a equipe. Ou eles o favoreciam, ou ele iria a FIA assumir que tinha tido acesso as informações da Ferrari. 

Boca no trombone

Antes que Alonso pudesse falar com a FIA, Ron Dennis, então chefão da McLaren acabou assumindo a culpa e assim todo o escândalo foi revelado de vez. 

Assumiu

Não só Alonso, mas também o piloto de testes Pedro de la Rosa usaram os dados confidenciais da Ferrari para fazer acerto nos carros. Além disso, Stepney revelava a McLaren até mesmo quando os carros da Ferrari iam parar nos boxes. 

A extensão do escândalo 

Alonso e De la Rosa contribuíram com as investigações e tiveram imunidade, Hamilton não teve acesso as informações, então também escapou ileso. Coughlan e Stepney foram demitidos de seus respectivos cargos. 

A repercussão

Os pilotos não foram prejudicados, mas a McLaren foi excluída no mundial de construtores e ainda teve que pagar a maior multa da história dos esportes. 100 milhões de dólares. 

Prejuízo esportivo