Mônaco é uma pista conhecida mundialmente como a dona do GP mais charmoso de Fórmula 1. As ruas de Monte Carlo também foram casa de polêmicas em suas 75 anos de história.
As ruas de Mônaco não permitem ultrapassagens com facilidade, mas são palco de acidentes constantes. Uma batida no lugar certo, pode gerar uma bandeira amarela ou até vermelha com facilidade.
Schumacher viveu momentos de glória entre 2000 e 2004, vencendo todos os campeonatos. Em 2005, porém perdeu para Fernando Alonso após briga pelo título. Em 2006, o cenário era o mesmo, confronto direto com Alonso.
Schumacher e Alonso eram os grandes favoritos pela pole em Monaco, os dois controlaram os treinos livres de quinta e sexta.
Schumacher marcou o melhor tempo já ao fim do Q3, mas Alonso se aproximava diminuindo os tempos de volta do alemão, a tomada da Pole Position era questão de tempo.
Schumacher então perdeu o controle de sua Ferrari e encostou de leve no muro na Curva Rascasse, última do circuito. A posição em que o carro do alemão forçou uma bandeira amarela, o que forçou a Alonso a desacelerar e perder o tempo de pole.
Imediatamente o acidente foi marcado por suspeitas, todos estranharam a forma que Schumacher "errou" e como ele pareceu ajeitar o carro em uma certa posição.
A FIa analisou a telemetria e decidiu que o carro de Schumacher não teve problemas que justificassem a parada repentina. Ele então, perdeu a pole e foi forçado a largar do fundão do grid. Outro argumento usado, foi que Schumacher tomou cuidado para não danificar o carro.
Alonso venceu a corrida e mesmo largando em último, Schumacher fez bela corrida de recuperação para terminar em 5º lugar. Ao fim da temporada, Alonso se sagraria campeão e Schumacher se aposentaria pela primeira vez.
Mark Webber e Felipe Massa disseram em momentos diferentes que Schumacher assumiu para eles que estacionou o carro de propósito para conseguir a pole, deixando claro que se arrependia do ato.