NOVA LIGA DO FUTEBOL BRASILEIRO: A DIFERENÇA ENTRE A LIBRA E A LFF

Desde 2022,  o Brasil se prepara para a criação de uma liga independente para organizar o Campeonato Brasileiro. Até o momento, existem dois projetos, mas ainda não há nenhum consenso ou prazo definido para a chegada a um acordo.

Dois projetos

Os dois grupos que "disputam", neste momento, são a LFF (Liga Forte Futebol) e a Libra (Liga do Futebol Brasileiro). Ambos buscam um entendimento entre todos os clubes que disputam as Séries A e B para terem força para organizarem o Campeonato Brasileiro.

Quais são?

Por mias que os dois grupos busquem um objetivo em comum, eles entendem que existem meios diferentes para chegarem nisso. Por conta desse detalhe, os clubes do Brasil se dividiram em apoiar o grupo que mais lhe favorecia.

As diferenças

A Libra foi criada em 2022, com o intuito de formar uma liga única de futebol profissional no Brasil com as 40 equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Com aval da CBF, a competição seria organizada por essa associação.

A Libra

Atualmente, são 18 membros: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

Clubes

A LFF foi criada um mês após a Libra por clubes que discordaram dos termos impostos pela concorrente, principalmente no que dizia respeito a receitas e regras para mudar a divisão do dinheiro.

A LFF

São 26 membros: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Vila Nova e Tombense.

Clubes

O maior impasse é em relação a divisão de receita. O modelo da Libra propõe que 40% ou 45% do total de dinheiro arrecadado pela liga será dividido igualmente por todas as equipes da elite. Além disso, 30% é o percentual da arrecadação que será repartido de acordo com a performance na competição.

O grande impasse

Até a última parte, tudo certo. O problema são os outros 30% ou 25%, que ficariam para aqueles com engajamento e apelo comercial maior. Isso gerou um conflito com a LFF, que discordou dos termos.

O grande impasse