Veja quais são os nomes e sobrenomes mais antigos do nosso país.
O nome Maria tem origens bíblicas, sendo extremamente popular na Península Ibérica durante a Era Medieval.
José também é um nome de origem bíblica, que significa “Ele acrescentará” em hebraico. Foi trazido para o Brasil no século XVI.
Derivado do hebraico Hannah, Ana significa “graça” ou “favor”, foi um dos nomes femininos trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses.
João, da forma latina Ioannes, originado do hebraico Yohanan, significa “Deus é gracioso”. Este nome foi trazido ao Brasil durante o período colonial.
Antônio vem do latim Antonius, possivelmente relacionado a antigos cultos etruscos. O nome chegou ao Brasil com os primeiros portugueses no século XVI.
O nome Francisco é originado do latim Franciscus, significa “francês” ou “pertencente aos francos”.
Pedro, do grego Petros, significando “pedra”, foi um nome amplamente adotado pelos portugueses e trazido ao Brasil nos primeiros anos da colonização.
O nome Luiz, variante de Louis ou Ludwig, tem origem germânica e significa “guerreiro glorioso”.
Paulo, do latim Paulus, significa “pequeno” ou “humilde”. O nome foi popularizado por São Paulo e chegou ao Brasil com os missionários católicos no século XVI.
Carlos, do germânico Karl, significa “homem livre”. Foi um nome real comum na Europa e introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses.