No último domingo, tivemos um dos maiores espetáculos da história do Futebol Americano: O Super Bowl. O evento em que as duas melhores equipes das competições se enfrentam para enfim trazer o tão sonhado anel para casa.
Um dos superbowls mais equilibrados da história, a final marcava duas equipes extraordinárias, um jogo sem favoritos. Os Steelers chegou a abrir um 35x17 de vantagem e os Cowboys encostaram em um emocionante 35x31. Entretanto, o Steelers venceu e se sagrou campeão daquela edição.
Em edição que marcou o início da era ruim do Bills, a franquia chegou a abrir um 12x3 de vantagem no segundo quarto. Pouco tempo depois, o Giants virou a partida. Mais duas viradas aconteceram: Bills 19x17 e Giants 20x19. No momento decisivo, Scott Norwood teve a oportunidade de converter um field goal. Porém, o mundo inteiro observou o kicker errar a pontuação.
A primeira final recente da lista ficou marcado por um apagão dos Bengals. A equipe de Cincinatti liderava o placar de forma larga até o último quarto, quando o quarterback Joe Burrow não conseguia conduzir sua equipe, e viu o sonho de seu primeiro anel ir água a baixo, sendo assim, recebendo um placar de 20x23 sem pontuar na ultima etapa.
Nessa partida, os Rams abriram 16x0, e aonde tudo parecia perdido aos Titans, a equipe de Teenessee empatou em um emocionante 16x16 e sofreu o 23x16. No último instante do jogo, numa quarta descida e com o cronometro zerado, o Titans viu o sonho ir por água a baixo por conta de um tackle na linha de uma jarda.
Em 1989, os Bengals tiveram a chance de dar o tão sonhado troco nos 49ers. Porém, a equipe de Joe Montana venceu seu terceiro anel em uma partida de ponto a ponto: 3 a 3, 6 a 3, 6 a 6 e por assim em diante.
A maior diferença dessa edição foi um 17 a 7, em uma partida que reunia duas lendas: John Elway e Brett Favre. Faltando dois minutos para acabar, a partida estava 24x24, e em uma jogada espetacular, Terrell Davis e John Elway comandaram a campanha que colocou os Broncos na frente e a um passo da conquista do tão esperado título.
Em partida que já parecia ganha, Patrick Mahomes (mais uma vez) se mostrou extraordinário e comandou os Chiefs em partida histórica. A equipe de Kansas marcou 21 pontos e sofreu 0 no último quarto, sendo assim, o segundo anel da franquia.
O jogo que ficou conhecido como "helmet catch", o Giants de Eli Manning conseguiu o feito de bater o melhor time da história da liga. Numa quarta descida para cinco jardas, Manning foi agarrado, puxado e derrubado pela defesa do Patriots e apenas soltou a bola para o iluminado David Tyree, que recebeu a bola no meio dos safetys e agarrou a bola com o seu capacete, dando assim, a vitória para o Giants.
Conhecido como um dos melhores jogos da história, o Seattle Seahawks, na epóca, tinha o melhor Running Back da liga. Em um passe na linha de uma jarda, Russel Wilson procurou Rob Gronowski, e Malcom Butler interceptou o próprio a um passo da vitória.
A maior virada da história do Super Bowl indiscutivelmente ocorreu na epóca de ouro de Tom Brady. A partida estava 28 a 3 com 2:12 no terceiro quarto, e a equipe de Brady e cia se recuperaram e levaram o troféu para casa.