MOMENTOS INESQUECÍVEIS EM QUE AYRTON SENNA UNIU O BRASIL

UM DOS MAIORES

Ayrton Senna da Silva, ou Beco, como era conhecido pela família, é um dos maiores heróis quando o assunto é esporte no Brasil.

Ayrton Senna da Silva, ou Beco, como era conhecido pela família, é um dos maiores heróis quando o assunto é esporte no Brasil.

EXALTADO

A exaltação desse ídolo foi motivo para que o país se juntasse aos domingos e acompanhasse algo que não era futebol, o esporte “oficial” do dia, ou programas de auditório.

HISTÓRICO

Ayrton acumulou momentos históricos, que popularizaram o automobilismo de uma forma que nenhum outro piloto antes dele conseguiu no país e no mundo.

UNIU O BRASIL

Nesses momentos, ele conseguiu unir o Brasil de uma maneira fantástica. Relembre alguns desses momentos à seguir!

Um dos momentos mais espetaculares da trajetória de Ayrton, já piloto da Fórmula 1, foi correr pela primeira vez com a sua Toleman, em Mônaco. Ele largou em 13°, passou um por um na chuva e perseguiu Alain Prost, da McLaren. A corrida foi paralisada antes que ele pudesse lutar pelo 1° lugar.

Primeiro show em Mônaco

Depois de um ano promissor na Toleman, Senna vai pilotar pela Lotus, em 1985, e lá, com um carro melhor, finalmente consegue a sua primeira vitória. Ayrton alcança o primeiro lugar já na segunda prova do ano, no GP de Portugal. Mais uma vez, a chuva foi a grande parceira de Senna.

Primeira vitória na F1

Antes rivais, em escuderias diferentes, Ayrton Senna e Alain Prost passaram a integrar juntos a equipe da McLaren a partir de 1988. A disputa nas pistas continuou e ambos lutaram em todas as corridas para superar o outro. O Brasil torceu muito para Senna.

Rivalidade contra Prost em 88

Com o melhor carro possível na Fórmula 1, mas tendo ao lado seu maior concorrente, 1988 marcou a vitória do primeiro campeonato mundial de Ayrton Senna. No Japão, Senna caiu para 17ª colocação e, mais uma vez, com a chuva, ultrapassou um por um e venceu a prova que lhe deu o campeonato.

Seu primeiro campeonato

Em 1991, já duas vezes campeão mundial, Senna ainda não havia conseguido vencer o Grande Prêmio do Brasil. Agora em Interlagos, ele sabia que precisava vencer. Mas foi muito complicado. Por problemas no carro, ele venceu na marra e no fim mal conseguia se mexer. 

Primeira vitória no Brasil