Agora que Mefisto entrou para o MCU em Coração de Ferro, surge a pergunta inevitável: será que o mais novo vilão da franquia é mais poderoso que Thanos? Te respondemos à seguir!
Mefisto surge como a entidade demoníaca que concede poderes ao Capuz. Entre as habilidades estão ficar invisível ao prender a respiração e entortar balas — tudo graças a uma capa encantada dada por Mefisto.
A cena é mostrada em um flashback, em que Mefisto abre uma porta mágica até a pizzaria que se tornaria a base do Capuz, salvando Parker Robbins de um perigo iminente. Lá, Mefisto paralisa os clientes com o olhar e diz que poderia fazer o mesmo com toda Chicago.
Coração de Ferro termina com Natalie sendo ressuscitada, graças a Mefisto. Ele atormenta Parker com visões e cicatrizes após o pacto. Embora não confirmado, é fortemente sugerido que Parker trocou sua alma pela capa.
Mais adiante, quando encontra Riri Williams, Mefisto a força a sair da armadura com um simples gesto e ainda lê seus pensamentos. A série termina com a ressurreição de Natalie.
No geral, os poderes são fiéis aos quadrinhos. Dentro de sua dimensão (o Inferno da Marvel), ele é quase onipotente.
Thanos também tem variações em seus poderes, dependendo de fatores externos — no caso, as Joias do Infinito. Com elas, foi capaz de dizimar metade do universo. Sem as joias, ainda derrotou os Vingadores.
As únicas formas conhecidas de matá-lo foram com a Stormbreaker (feita para matar deuses) e com as Joias. Também foi morto em outra realidade (Terra-838) por sua própria espada.
A diferença é que Mefisto não precisa de nenhum artefato. Seu domínio sobre a realidade e a morte vem de si mesmo, e a facilidade com que demonstra seus poderes sugere um teto muito mais alto.
Mefisto se equipara às entidades cósmicas do MCU. Seu domínio sobre a realidade o coloca no mesmo patamar de personagens como Feiticeira Escarlate (com o Darkhold) e Wiccano. Ele pode estar no mesmo nível da Morte, que vimos em Agatha Desde Sempre.
Por fim, para derrotar Mefisto, talvez o segredo esteja em inteligência. Reed Richards e Doutor Destino seriam candidatos ideais, mas ainda não mostraram seu potencial no MCU.