Marcas dos anos 80 e 90 que fazem sucesso até hoje

Relembre quais eram as marcas que faziam sucesso nos anos 80/90

Glasslite: A Glasslite marcou a infância de muitas crianças nos anos 80 e 90 com brinquedos como Pega Peixe, Papão, caixa registradora Supermercado, maquininha de escrever, sorveteria do barulho e a linha Magic Duende. A empresa passou por momentos complicados, enfrentando várias crises financeiras. Sem ter como continuar, a Glasslite encerrou suas atividades em 2005.

Brinquedos Glasslite

Para quem foi adolescente na década de 90 e era fã da MTV, deve lembrar de uma das marcas famosas da época, a mochila da Company. A peça era muito cobiçada pela turminha jovem dos anos 90. Embora fizesse sucesso no mercado, seus herdeiros começaram uma batalha judicial, após a morte do patriarca. Infelizmente, isso acabou fechando a empresa.

Company

O Banco Nacional tornou-se muito conhecido no Brasil graças ao boné que Ayrton Senna usava. Outro detalhe que marcou a instituição financeira foi o fato de ser o primeiro patrocinador do Jornal Nacional da TV Globo. Porém, o banco não resistiu a uma crise financeira, o que levou a quebrar em 1994. Com isso, seus ativos foram transferidos para o Unibanco.

Banco Nacional

A Kolynos é uma marca que está na memória de muitos brasileiros. Foi uma das pastas de dente mais famosas do Brasil até ser comprada pela Colgate-Palmolive em 1997. No entanto, a marca deixou de existir no Brasil devido uma exigência do Cade (Conselho de Administração de Defesa Econômica). Para substituir a Kolynos, a empresa criou o creme dental Sorriso, e mesmo depois que a limitação imposta pelo governo acabou, a Kolynos não voltou mais ao mercado.

Kolynos

Sabe aquelas empresas que você não sabe porque mantém um carinho? Era assim a relação dos brasileiros com a Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA) que ficou famosa pelo extrato de tomate com a estampa do elefante Jotalhão. A CICA durante anos liderou o mercado de molhos de tomate. Mas isso acabaria em 1993, quando a Unilever comprou a empresa e começou a retirar gradualmente a marca CICA do mercado.

CICA

Quem viu a Rede Manchete ser inaugurada em junho de 1986 acreditou que a emissora tinha chegado para ficar. A TV tinha um programa de qualidade que fazia frente a Globo. O grande sucesso da Manchete foi a novela de Benedito Ruy Barbosa, “Pantanal”, que conseguiu tirar o primeiro lugar da Globo na audiência.

Rede Manchete

A Varig (Viação Aérea Riograndense) já foi considerada uma das melhores companhias aéreas do mundo, entre as décadas de 60 e 80. Operava rotas internacionais e era conhecida pelo excelente serviço de bordo. A empresa tinha um mascote que fazia sucesso com a criançada, o Variguinho, era amado. O personagem estava estampado em revistinhas e adesivos. Mas para a tristeza de muita gente, no ano de 2000 a companhia decretou falência e foi cedida para a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Varig

As lojas Mappin chegaram no Brasil em 1913. Era uma das lojas mais amadas pelos paulistas. No entanto, as lojas não resistiram aos problemas administrativos e tiveram que fechar suas portas em 1999. O que criou uma tristeza entre os clientes que amavam a rede de lojas. Inaugurada em novembro de 1913 na cidade de São Paulo, a tradicional loja de departamentos Mappin foi trazida para o Brasil pelos irmãos Walter John Mappin e Herbert Joseph Mappin.

Mappin

Nos anos 80, um calçado fez muito sucesso entre os brasileiros. Estamos falando da famosa marca Conga. O tênis virou uma febre nos anos 80 e 90. Seus concorrentes diretos eram o Converse All Star e outro clássico da época, o Bamba. Com um design simples, o modelo básico e original tem uma sola de borracha com cores diferentes ao restante do “corpo” do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo, sendo adotado por escolas públicas como parte componente do uniforme.

Conga

Lojas Arapuã foi uma rede de lojas de varejo fundada em Lins, interior de São Paulo, pelo descendente de libaneses Jorge Wilson Simeira Jacob. A rede comercializa essencialmente eletroeletrônicos e chegou a ter 265 pontos de venda pelo Brasil. A empresa ficou conhecida no país pelo seu famoso slogan “Arapuã, ligadona em você”. Concorria diretamente com as Casas Bahia e o Ponto Frio. É lembrada até pelas suas propagandas criativas e memoráveis, por conta do jingle.

Lojas Arapuã