Que o brasileiro é chegado em um jogo de cartas, todo mundo sabe. Mas quais serão os jogos de baralho mais famosos do Brasil?
Engana-se quem pensa que o poker é um jogo de sorte. Sim, esse elemento está presente nas mesas, mas bons jogadores se destacam no longo prazo independentemente do resultado de uma jogada específica.
Com suas várias versões, o buraco ou canastra é um dos jogos de baralho mais famosos do Brasil e consiste em baixar na mesa a maior quantidade possível de cartas em sequência (de naipe ou número), buscando assim somar mais pontos que o adversário.
Nesse jogo, o objetivo é chegar o mais perto possível de 21 pontos com a soma de duas cartas. Se o jogador decide adicionar mais uma carta a seu jogo e ultrapassa os 21 pontos, é eliminado da rodada.
Neste jogo, cada participante recebe 9 cartas e precisa formar três trincas. Ou seja, três sequências que sejam de números diferentes, mas do mesmo naipe, ou do mesmo número, com naipes diferentes.
Esse jogo faz com que os jogadores tenham que colocar na mesa sempre uma carta do mesmo número ou mesmo naipe que a anterior. Algumas cartas têm “poderes especiais”, como fazer o jogador seguinte comprar cartas e etc.
O Uno é jogado com um baralho especial, onde os naipes se transformam em cores: vermelho, amarelo, azul e verde.
Praticada de forma individual, essa modalidade faz com que o objetivo do jogador seja colocar todo o baralho em ordem, seguindo uma série de regras.
A ideia aqui é encontrar cartas nos montes adversários que coincidam com as suas, para que então seja possível “roubar o monte” dos outros jogadores.
O objetivo é colocar a carta mais forte em jogo e vencer pelo menos duas das três “mãos” de cada rodada.