Recentemente, no Brasil, temos visto grandes clubes passarem por enormes dificuldades financeiras por diversos motivos. Alguns, inclusive, chegaram muito perto de precisar decretar falência.
Mas, isso não é só n Brasil. Na Argentina, o Independiente, conhecido como Rei de Copas, está com uma situação tão crítica que a própria torcida se mobilizou e iniciou uma arrecadação de fundos de forma coletiva.
Ao logo da história, muitas equipes já faliram e conseguiram se reerguer, inclusive gigantes da Europa. Separamos alguns deles para vocês!
Perto do título do Campeonato Italiano após 33 anos, a Azzurri passou por tempos difíceis no começo dos anos 2000. O clube foi condenado à falência pela justiça e expulso da liga que organizava a Serie A.
Finalista da Copa da Itália nesta temporada, a Viola chegou ao fundo do poço em 2002, devido a dívidas na casa dos 50 milhões de dólares. O empresário Diego della Valle foi o responsável por refundar o clube.
Um dos maiores clubes da Itália na década de 90, o Parma faliu em 2015 e teve que recomeçar na Série D. Atualmente briga pelo acesso à primeira divisão.
A equipe escocesa foi da 4ª divisão à final da Europa League em um período de 10 anos. Extinto de 2012 por dívidas de mais de R$ 600 milhões, o clube teve que recomeçar sua história de baixo.
Em 2005, o time italiano conseguia o acesso para a elite do futebol nacional, mas foi impedido de disputar a competição por problemas financeiros. Com a falência decretada, teve que ser comprado e mudar de nome.
O BvB chegou ao fundo do poço entre 2002 e 2005 e só não foi extinta pois vendeu jogadores e reduziu salários. O rival Bayern ainda ajudou com empréstimos.