X-Men’97 partiu o coração de todos os fãs ao mostrar o heroico sacrifício de Gambit, que morreu para proteger Vampira e os sobreviventes de Genosha do massacre causado por Bastion.
Mas será que este realmente foi o fim da linha para o charmoso mutante?
A cena pós-créditos do último episódio sugere que o Remy retornará como uma grande ameaça na segunda temporada.
Na cena em questão vemos o vilão Apocalipse nas ruínas de Genosha. Ao encontrar uma carta queimada do herói, ele sorri de uma forma arrepiante e diz: “Tanta dor, minha criança. Tanta morte.”
Isso indica que veremos a adaptação de um infame arco dos quadrinhos, uma trama que começou em 2006, em X-Men – Vol. 2 #182, escrita por Peter Milligan com as artes de Salvador Larroca.
Na HQ, Gambit escolhe auxiliar Apocalipse, mesmo que desconfie do vilão, por acreditar que ele tentaria salvar a Mutandade após o Dia-M — o evento causado pela Feiticeira Escarlate que removeu os poderes de 90% da população mutante.
Assim, ele passa voluntariamente pelo processo de transformação e se torna o perigoso Cavaleiro da Morte.
Nesta forma ele ganha uma aparência assustadora, tendo a pele cinza e longos cabelos brancos. Seus poderes também são amplificados e, além de poder gerar explosões, ele passa a conseguir desintegrar matéria e transformar o ar em gás tóxico.
Conforme a história avança, Gambit consegue recuperar partes da sua personalidade e acaba escapando do controle do Apocalipse.
Decidido a deixar sua vida como X-Men e Cavaleiro para trás, ele se encontra com o Senhor Sinistro, que reverte a transformação de Remy, mas o obriga a ser parte dos seus planos malignos.