O mundo do terror continua se expandindo cada vez mais. De histórias originais, produções independentes a grandes blockbusters, o horror agora também está sendo dominado pelo retorno das franquias, com as suas “sequências-legado”, como são conhecidas.
Em alguns casos, esses filmes conquistaram o público e a crítica, mas em outros… era melhor ter deixado o que estava morto debaixo da terra. Veja alguns exemplos de franquias que não voltaram muito bem.
Lançado em 1999, A Bruxa de Blair se tornou um clássico do horror. Em 2016, um novo filme da franquia foi lançado e se vendeu como uma versão "atualizada" do clássico de 1999, mas não conseguiu recapturar a essência do original.
Atividade Paranormal foi uma marca muito forte nos anos 2010. Após o sucesso estrondoso, um novo filme saía a cada ano. Após um hiato, a saga voltou com 'Atividade Paranormal: Ente Próximo', mas não chamou atenção dos fãs.
Pânico na Floresta ganhou um sétimo capítulo em 2021, que servia como um novo ponto de partida. Infelizmente, o filme não desceu bem com os fãs da saga original e nem conseguiu atrair um público novo.
Jogos Mortais X foi um baita sucesso. Mas, antes, a franquia tentou retornar sem sucesso. 'Jogos Mortais: Jigsaw', de 2017, afundou as expectativas. Em 2021, 'Espiral: O Legado de Jogos', foi mais um a manchar a imagem da franquia.
Olhos Famintos nunca foi lá parte do alto escalão das franquias de horror, mas tinha seus fãs. Em 2022, chegava aos cinemas 'Olhos Famintos: Renascimento', que teve tenebrosos 0% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Outra franquia muito conhecida também é essa. Eis que 'O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface' saiu na Netflix após ser cancelado nos cinemas, mas não deu muito certo e foi muito criticado.
O Exorcista de 1973 é um marco do horror. Mas suas continuações nunca conseguiram o mesmo sucesso. Agora, em 2023, a saga retornou e o filme tem recebido críticas bem negativas e não parece ter agradado nem um pouco os fãs.