TEORIA: A AUTO SABOTAGEM DA FERRARI EM 1999

ATENÇÃO 

Esse storie trata de UMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO. Nada dito aqui foi confirmado por qualquer fonte oficial dentro do esporte. 

CONTEXTO

Nos anos 90, a Ferrari vivia um momento delicado na Fórmula 1. A equipe tinha perdido a competitividade e ficado para atrás de concorrentes como Williams e McLaren 

JEJUM ENORME 

O último título de pilotos da equipe havia sido em 1979, quando o sul-africano Jody Scheckter bateu a concorrência. 

MUDANÇAS 

Para 1996, a Ferrari mudou a diretoria e contratou o então bicampeão mundial Michael Schumacher, que estava na Benetton. 

A ideia 

O plano era simples, Schumacher seria o grande trunfo da Ferrari para conquistar o mundial de pilotos e encerrar o jejum. Seu companheiro Eddie Irvine, seria um mero coadjuvante. 

Na trave 2 vezes

Em 1997 e 1998, Schumacher fez grandes temporadas, mas acabou sendo superado por Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen respectivamente, sendo vice-campeão. 

Agora vai? 

Em 1999, Schumacher começou o ano em boa fase e parecia ser novamente forte candidato ao título, mas sofreu um acidente no GP da Inglaterra e quebrou a perna, ficando de fora de algumas corridas.

Irvine brilha 

Irvine assumiu o posto central da Ferrari sem Schumacher, vencendo corridas e acumulando pontos. Chegando a liderar o campeonato. 

O erro 

GP da Europa, antepenúltima etapa do campeonato. Irvine lidera a corrida e é chamado para os boxes. Os mecânicos se atrapalharam com os pneus e o piloto fica tempo demais nos boxes.  Irvine cai de 1º para 9º enquanto Hakkinen conquista um pódio e assume a ponta do campeonato. 

Derrota 

Nesse ponto Schumacher já tinha retornado e até tentou auxiliar Irvine na briga pelo título, mas após chegar na última corrida liderando o Campeonato, Irvine viu Hakkinen vencer o GP do Japão e o campeonato Mundial por 2 pontos. 

A teoria 

Não havia dúvidas, Schumacher era o rosto da Ferrari. Irvine liderar o campeonato não era esperado, muito menos que ele conquistasse o título mundial e quebrasse o jejum da Ferrari. 

Sabotagem? 

Então há quem diga que o pit stop de Irvine no GP da Europa foi sabotado de propósito para evitar que ele conquistasse o título e tirasse o foco de Schumacher. 

Os fatos 

Irvine também já tinha acertado sua saída da Ferrari para 2000, o que intensificou as teorias e de certa forma as fortaleceu. 

O futuro

Schumacher atingiria as expectativas, sendo pentacampeão mundial entre 2000 e 2004 com a Ferrari e deixando a equipe somente no final de 2006.