O GP de Cingapura de 2008 é uma corrida que mudou para sempre a história da Fórmula 1, e não só por ser a primeira corrida noturna na da história da categoria, mas sim por um episódio inusitado envolvendo Nelsinho Piquet e a equipe Renault.
Quando Nelsinho Piquet rodou e encheu o muro da curva 10 em Cingapura, parecia um acidente normal de corrida, mas mais de um ano depois, tudo viraria de cabeça para baixo.
Nelsinho foi demitido da Renault em meio a temporada de 2009 após resultados ruins. Irritado, o brasileiro então revelou que sua batida em Cingapura foi proposital para favorecer Alonso e a Renault.
A ideia era que a batida de Nelsinho forçasse um Safety Car. Alonso que tinha tido problemas na classificação e largado em 15º, já havia parado nos boxes. Com o Safety Car na pista, os boxes ficaram fechados e quando voltaram a abrir, todos os pilotos pararam.
Alonso então foi beneficiado e escalou o pelotão para conseguir vencer a corrida, a primeira da Renault em 2008 e sua primeira em quase 1 ano.
Na confusão dos pits stops, Massa que liderava acabou com a Mangueira de combustível presa a seu carro, o que acabou com suas chances de vitória. No fim do ano, Massa perderia o campeonato mundial para Lewis Hamilton por um único ponto. O inglês foi o 3º em Singapura
Após Piquet revelar o esquema, Massa tentou reverter o resultado da corrida. Mas como a FIA alegava só ter tido conhecimento do escândalo em 2009, nada poderia ser feito, visto que o prazo máximo para mudar o resultado de uma corrida é a cerimônia de encerramento da temporada que ela ocorreu.
A FIA puniu a Renault, banindo dois diretores da equipe do esporte, Pat Symmons e Flavio Briatore. Piquet recebeu imunidade por revelar o esquema, enquanto Alonso não recebeu punições por ter alegado não saber do esquema e não haver provas de que ele estivesse envolvido.
O problema é que em 2022, Bernie Ecclestone, dono da F1 na época admitiu que ele e Max Mosley, presidente da FIA, tomaram conhecimento do plano da Remault em 2008, mas preferiram manter a história em segredo para "proteger a reputação da Fórmula 1"
Ou seja, caso Ecclestone e Mosley tivessem reportado a situação, a corrida seria anulada, todos os pontos desconsiderados e Massa venceria o campeonato com 5 pontos de vantagem para Hamilton.
Massa, então, tem se reunido com advogados buscando reverter o resultado da prova, alegando que a FIA tinha conhecimento do escândalo, mas nada fez, sendo ele o campeão de 2008 por direito.
A situação, porém. não é muito favorável para o brasileiro, mudar o resultado de um campeonato encerrado há 15 anos é pouco provável, principalmente por todo o trâmite já ter sido encerrado.