X-Men '97 vem expandindo o universo dos mutantes, trazendo vários dos personagens dos quadrinhos. No sexto episódio, que forneceu um grande destaque para o Império Shi'ar, tivemos a importante presença de Rapina, a invejosa irmã da Imperatriz Lilandra. Veja algumas curiosidades sobre ela!
Rapina é frequentemente considerada uma inimiga dos X-Men, mas suas origens sugeriam uma rivalidade diferente. Antes dos mutantes, ela encontra Carol Danvers em Ms. Marvel #9 (1977) e rivaliza inicialmente com ela.
Mais tarde, a personagem ganharia um background. Cal'syee Neramani nasceu na dinastia Neramani, a família dos monarcas governantes do Império Shi'ar. Desde o seu nascimento, tornou-se óbvio que Cal'syee era diferente.
Como membro da espécie Shi'ar, Rapina tem muitos dos traços e características comuns a esse povo que descende de pássaros, com forma humanóide e ossos ocos. Ela consegue voar, tem força, resistência e agilidade aprimorados e tem garras afiadas.
Quando D'Ken foi derrotado pelos X-Men, a liderança dos Shi'ar passou para a irmã mais nova de Rapina, Lilandra. Rapina viu sua oportunidade de arrancar o controle de sua irmã e começou a formar uma rebelião.
Rapina queria guerreiros igualmente fortes para combater os X-Men. Ela fez um acordo com um dos inimigos mais mortais dos Shi'ar, uma raça alienígena chamada Ninhada. Essa raça ajudou Rapina a tomar o trono de Lilanda.
Lilandra e Xavier se uniram aos Piratas Siderais para destronar Rapina. Entretanto, Warskrulls, seres metamorfos capazes de replicar poderes, raptaram Xavier. O Skrull Xavier vinha usando seus poderes mentais para influenciar Lilandra, e assim tomou o trono de Rapina.
As vezes os quadrinhos apresentam alguns casais bastante inesperados. Esse foi o caso de Rapina e Bishop. Os dois se encontram enquanto se defendem de uma invasão da Falange em Chandilar, em um arco que vai de Uncanny X-Men #341 a #345 (1997).
Chris Claremont voltou aos mutantes que o tornaram famoso em X-Men: O Fim (2004). Rapina está morta na história, mas seu legado vive em Aliyah, a filha que teve com Bishop, e que é uma aventureira intergaláctica.
Rapina teve muitos relacionamentos, mas ela só foi casada uma vez, com Vulcano, irmão de Scott e Alex Summers. Vulcano acaba se casando com Rapina e conquistando o Império Shi'ar, como vemos em Uncanny X-Men #485.
Sabe o Roberto da Costa? O nosso brasileiríssimo Mancha Solar? Pois é, ele é o mais recente namorada da Rapina. Isso acontece depois dela salvar a vida dela do ataque de uma facção secreta de oficiais Shi'ar com uma agenda oculta.