Zorro, um dos personagens mais icônicos da cultura pop, está de volta em uma nova série no Amazon Prime Video. A produção espanhola contará com 10 episódios em sua primeira temporada. Aproveitando o hype, veja algumas curiosidade sobre o personagem.
Zorro foi criado em 1919. Ele é normalmente retratado como um arrojado vigilante mascarado que defende os plebeus e os povos indígenas da Califórnia.
Zorro é a identidade de Don Diego de la Vega, filho único do proprietário de terras mais rico da Califórnia. Ele aprendeu a esgrima na universidade e criou o alter ego quando seu pai o convocou porque um ditador comandava a cidade.
Zorro estreou no romance de 1919 "A Maldição de Capistrano", originalmente uma história independente. Mas, o sucesso do filme de 1920, "A Marca do Zorro", convenceu McCulley a escrever mais histórias por cerca de 4 décadas.
Ao longo dos anos, Zorro inspirou dezenas de outros personagens, sendo o mais famoso deles o Batman. Os criadores do Batman, Bob Kane e Bill Finger, sequer escondiam isso, admitindo que o personagem teve uma grande influência.
Em 2001, a Zorro Productions processou a Fireworks Entertainment, alegando que a série de televisão Queen of Swords (ou Rainha de Espadas) infringia os direitos autorais e marcas registradas de Zorro e personagens associados.
O legado de Zorro é enorme na cultura pop. O personagem da DreamWorks, Gato de Botas, um gato antropomórfico com botas altas, um sombrero de abas largas e um florete, também foi fortemente inspirado em Zorro.
Em 2012, Quentin Tarantino lançou o seu 1º faroeste com Django Livre. O personagem foi muito bem recebido e ganhou mais páginas de HQs. Em uma delas, aconteceu um crossover com um zorro mais idoso. Ele chegou até a usar sua máscara.
Em 2019 Tarantino chegou a contratar Jerrod Carmichael para co-escrever o longa com ele. Mas, em 2022, Carmichael declarou não iria mais acontecer pois escreveram um roteiro que só funcionaria em um filme com orçamento US$ 500 milhões