Quando Superman: O Filme chegou aos cinemas em 1978, ele era muito mais do que um filme bem sucedido do Superman. Ele era um longa que, pela primeira vez, conseguiu trazer um super-herói em live-action sem que ele parecesse bobo e descolado da realidade. Te contaremos alguns fatos sobre o Homem de Aço de Christopher Reeve.
A Warner queria um ator famoso, mas todos recusaram. A diretora de elenco chegou à conclusão de que o melhor seria um ator desconhecido. Muitos achavam Reeve novo demais, mas quando o diretor Richar Donner o viu, ele sabia que era o cara certo.
Hoje em dia, com diversas tecnologias, é fácil fazer com que qualquer um pareça sarado. Na época não era. Para ganhar corpo, Reeve treinou com o fisiculturista David Prowse, o homem por trás do traje de Darth Vader nos filmes clássicos de Star Wars.
Antes de Donner, a direção foi oferecida a Steven Spielberg, mas o salário era alto demais. Eles esperaram seu próximo filme chegar aos cinemas para ver se ele valia o que pedia. Foi tão bem-sucedido que seu preço aumentou.
Com apenas 10 minutos de tempo de tela filmados em 12 dias, Marlon Brando recebeu uma bolada por Superman. Ele recebeu uma taxa fixa de $ 3,7 milhões junto com uma porcentagem da bilheteria, o que resultou em um total de $ 14 milhões.
A maior característica física definidora de Lex Luthor é que ele é careca. Mas Gene Hackman se recusou a raspar a cabeça para o papel e até mesmo usar uma touca. É por isso que Lex tem cabelo na maior parte do filme.
O primeiro filme foi indicado em quatro categorias do Oscar: Edição, Trilha Sonora Original e Som, levando para casa a estatueta de Melhores Efeitos Visuais. Reeve ganhou um BAFTA como o estreante mais promissor em papéis principais no cinema.
Por ser a produção mais cara da época, os produtores foram atrás dos escritores mais badalados. Mario Puzo escreveu o primeiro rascunho com 500 páginas. O roteiro foi reescrito por Robert Benton e David Newman, e posteriormente por Newman e sua esposa. Essa versão foi modificada por Tom Mankiewicz.
Sem CGI, era muito difícil fazer um herói voar. Mas Reeve conseguiu. Ele era um habilidoso piloto de planador e por isso sabia como posicionar seu corpo para ser aerodinâmico. Pendurado aos fios, ele apenas posicionava seu corpo de maneira correta.