Antes de Aang, o Avatar era Roku, um homem que veio da Nação do Fogo. Essa revelação durante a trama é muito interessante, especialmente por que, até aquele momento, víamos a Nação do Fogo apenas como os inimigos a serem combatidos. Dito isso, veja algumas curiosidades sobre Roku.
Roku nasceu em uma família nobre da Nação do Fogo. No entanto, sempre foi humilde, despretencioso e gentil. Desde a infância, Roku fez uma grande amizade com Sozin, o príncipe herdeiro da Nação do Fogo.
Por não conseguir dominar Estado Avatar com a meditação, ele tentou usar o sol do solstício de inverno para forçar. Ele conseguiu, mas não conseguiu controlar seus poderes e destruiu a metade superior do Templo do Fogo e fez um vulcão entrar em erupção.
Além de destruir o templo nas tentativas de entrar no Estado Avatar, ele ainda destrói o templo mais uma vez no futuro. Dessa vez, ele derreteu o lugar para proteger a Equipe Avatar e punir os Sábios do Fogo por falharem em seus deveres.
Com o treinamento concluído, Roku retorna à Nação do Fogo e pede Ta Min em casamento. Eles têm uma filha, Rina, que dá à luz uma filha, Ursa. Ela é forçada a se casar com Ozai, sob a crença de que os genes do Avatar estariam em seus herdeiros.
Os avatares têm uma queda por animais espirituais e Roku tem por dragões. Ele descobriu um pequeno ovo sem nenhum outro dragão adulto à vista, então ele presume que o dragão dentro dele está órfão ou perdido, e o adota.
Roku descobriu que Sozin havia estabelecido colônias dentro do Reino da Terra. Enfurecido com este ato de guerra, Roku o confrontou. Sozin tentou o atacar por trás, então Roku entrou no Estado Avatar e destruiu a sala do trono e parte do palácio.
25 anos depois, a ilha natal de Roku foi consumida por uma erupção vulcânica. Inicialmente, ele conseguiu dar tempo para que os outros habitantes escapassem. Sozin, de início, lhe ofereceu ajuda, mas depois o deixou para morrer.
Zuko, através do amuleto de fogo em contato com Aang, insiste que ele mate Zuko, o que o jovem Avatar se recusa a fazer. Roku o repreende, Aang destrói seu amuleto com raiva e perde os laços com Roku. Mais tarde, ele acaba restaurando.
O verdadeiro espírito de Roku gira em torno do domínio do fogo, mas pelas suas ações durante a narrativa, parece que ele tem uma ligeira preferência para a arte irrestrita do domínio do ar.