Não é segredo que em breve veremos um crossover entre Transformers e G.I. Joe nos cinemas. E embora isso possa parecer aleatório, faz total sentido. Ambas franquias pertencem à Hasbro e tem um histórico muito parecido nos quadrinhos. Veja algumas curiosidades sobre G.I. Joe.
O criador de G.I. Joe, Stan Weston, observando o sucesso da Barbie, decidiu criar os bonecos para meninos. Inicialmente, foi recusado pois o termo "boneca" era para meninas. Então, se criou o termo "Action figure", que dura até hoje.
Quando a Hasbro lançou o primeiro lote de Action Figures sobre G.I. Joe, eles estavam estourando o orçamento. Para economizar, pegaram uma figura sem pintura, colocaram uma máscara e o chamaram de ninja. Assim nascia o boneco de Snake Eyes, o mais vendido desde o lançamento original.
O autor de quadrinhos e editor da Marvel, Larry Hama, estava desenvolvendo uma nova HQ chamada Fury Force. A Marvel tinha acabado de obter licenciamento da Hasbro e pegou as ideias de Fury para inspirar G.I. Joe.
Como era comum naquela época, G.I. Joe logo ganhou uma série animada, em 1985, que serviria basicamente como divulgação para a linha de brinquedos.
Com G.I. Joe e Transformers sendo duas das maiores propriedades da Hasbro, é natural pensar em vários crossover, certo? Nos quadrinhos isso aconteceu várias vezes e era um sucesso, mas no cinema e nas séries animadas não rolou.
Mesmo que a série animada seja a primeira coisa que vem à mente das pessoas sobre a franquia, a história em quadrinhos de G.I. Joe acabou tendo mais sucesso de público e crítica. Isso levou à criação de 155 edições ao longo de 13 anos.
Embora existam muitos personagens populares em G.I. Joe como Duke, Snake Eyes e Roadblock, o maior Joe de todos é aquele que infelizmente não aconteceu: Rocky Balboa. As negociações para licenciar o personagem fracassaram.
Assim como Transformers, G.I. Joe conquistou um espaço entre o público japonês e ganhou uma versão em anime. Esse projeto resultou em uma série de curta duração chamada GI Joe: Sigma 6, que desenvolvida pelo Studio Gonzo.
Ambos os filmes de G.I. Joe no cinema foram um fracasso de crítica. Em 2021, tivemos '. Joe Origens: Snake Eyes', que foi um fracasso também. O crossover com Transformers pode ser a última chance para dar certo.