FATOS E CURIOSIDADES SOBRE A ANIMAÇÃO 'SHREK'

REVOLUCIONÁRIA

Lançado em 2001, Shrek se tornou uma daquelas animações revolucionárias. Contando com um humor subversivo, repleto de piadas de duplo-sentido e agradando também ao público adulto, Shrek mostrou que era possível ir além da “fórmula Disney”. Veja alguns fatos sobre a animação.

Shrek é uma adaptação do livro infantil 'Shrek!', de William Steig. No livro, Shrek é um jovem ogro que mora em um pântano com seus pais. Porém, ao atingir a idade adulta, ele é expulso de casa para encontrar um rumo na vida.

Adaptação

A ideia original era fazer uma animação tradicional. No entanto, houve uma série de debates sobre o quanto eles deveriam apelar para piadas que dialogassem com o público adulto.

Mudanças

Originalmente, o ator e humorista Chris Farley havia sido escalado para interpretar o Shrek. Ele, inclusive, chegou a gravar quase todas as falas do personagem. No entanto, ele faleceu precocemente por conta de uma overdose em 1997.

Tragédia

O trabalho de Myers, o novo ator do personagem, foi muito elogiado, e parte desse sucesso veio de terem reescrito o roteiro. Com o novo texto, ele teve mais liberdade de transpor sua personalidade, improvisando uma série de falas.

Mudou tudo

O filme foi um verdadeiro sucesso de público e críticas, não à toa foi indicado em duas categorias no Oscar de 2002. Ele concorreu em Melhor Roteiro Adaptado e venceu o prêmio de Melhor Animação - primeiro da história.

Indicações

A música All Star, do Smash Mouth, ficou imortalizada pela cena de abertura de Shrek. Mas, inicialmente, não seria ela. Eles queriam usar uma música famosa, mas não sabiam qual. Só que o público das sessões de teste saiu fascinado por ela.

Acaso

Quando assumiu que o filme seria uma paródia, a DreamWorks Animation decidiu tirar sarro de sua principal rival. Shrek pegou os mesmos contos que a casa do Mickey havia transformado em filmes de sucesso e zombou de um por um.

Rivalidade

Eddie Murphy, que dá voz ao Burro, já falou várias vezes que o personagem é um de seus melhores trabalhos. Entretanto, os atores não interagiram durante as gravações. Cada um gravou suas falas de forma isolada.

Distantes