A CRIAÇÃO DE GOTEN POR AKIRA TORIYAMA 

Dragon Ball tem diversos personagens marcantes durante toda sua extensão

Goku por exemplo foi inspirado na lenda do Deus Macaco, popular na cultura Japonesa. 

Turles, vilão de um dos filmes, foi criado para mostrar como Goku seria se ele tivesse ficado mau e seguido sua missão original de destruir a Terra. 

Porém houve um personagem criado simplesmente para dar uma espécie de "cala a boca" nos fãs. 

Após a saga de Cell, ficou claro que a ideia de Akira Toriyama era colocar Gohan em um papel central no anime, com Goku morto e servindo apenas como conselheiro esporadicamente. 

Porém a ideia não caiu bem com todos os fãs da saga que já estavam acostumados a ter Goku como protagonista. 

Então Toriyama que não costumava se adiantar muito enquanto escrevia, decidiu introduzir Goten, segundo filho de Goku e Chichi e muito mais parecido com o pai do que Gohan. 

Goten também era uma memória afetiva para o próprio Toriyama, que nunca negou que preferia Goku como uma criança, só o fazendo adulto para as lutas tivessem mais sentido. 

Em resumo, Goten seria uma lembrança de Goku para os saudosistas e sempre estaria ao lado do irmão, incluindo nas batalhas. Também teria Trunks como amigo e rival. 

É claro que a ideia acabou não funcionado. Goku seria revivido e reassumiria seu papel central na tama. Goten acabou deixado de lado e servindo apenas como um alívio cômico ao lado de Trunks.