Durante os Jogos Olímpicos, o que não faltam são modalidades para acompanharmos!
Durante os Jogos Olímpicos, o que não faltam são modalidades para acompanharmos! No total, 32 esportes estão no Programa Olímpico para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A lista é extensa: aquáticos, tiro com arco, atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, hipismo, esgrima, futebol, golfe, ginástica, handebol, hóquei, judô, pentatlo moderno, remo, rugby, vela, tiro esportivo, tênis de mesa, taekwondo, tênis, triatlo, vôlei, levantamento de peso e luta.
Além desses, temos os esportes propostos pelo Comitê Organizador de Paris 2024: breaking, skate, escalada esportiva e surfe.
De acordo com o presidente do COI, Thomas Bach, os quatro esportes estão alinhados com a Agenda Olímpica de 2020 e contribuem para um evento mais plural, urbano e conectado com a geração jovem (via O Globo). A escalada, o skate e o surfe fizeram sua estreia em #Tokyo2020. Em contrapartida, o caratê, o beisebol e o softbol, que também debutam em Tóquio, não foram mantidos pelo Comitê Organizador de Paris.
O breaking, que fez parte dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018 ao lado da escalada, faz sua estreia na atual edição dos Jogos.
Introduzida em Tóquio 2020, quando tinha apenas um conjunto de medalhas por gênero, seu objetivo é alcançar o ponto mais alto na parede de escalada.
A programação da escalada esportiva começa dia 5 de agosto. Em Paris, o formato da escalada esportiva mudou e terão dois eventos da escalada por gênero: o combinado boulder-lead e a escalada de velocidade.
Essa talvez seja a nova modalidade que mais caiu no gosto do público! Também é a 2ª vez na história que faz parte do programa Olímpico.
O esporte urbano conta com duas modalidades na competição: skate park e skate street.
Depois da estreia em Tóquio, o surfe garantiu sua 2ª edição Olímpica nos Jogos de Paris. A disputa está sendo realizada na praia de Teahupo’o, no Taiti - são quase 16.000 km de distância dos principais locais dos jogos. O Brasil foi o único país com 6 representantes, maior número possível de vagas por Comitês Olímpicos Nacionais.
Com raízes na cultura hip hop, o breaking é um estilo de dança urbano caracterizado por movimentos acrobáticos, passos estilizados e pelo papel fundamental do DJ e do MC (mestre de cerimônias) durante as batalhas. A competição compreende dois eventos: um para homens e outro para mulheres. 16 B-boys e 16 B-girls se enfrentarão em batalhas solo. As batalhas serão realizadas nos dias 9 e 10 de agosto, em La Concorde, um parque urbano. Infelizmente, o Brasil não terá representante no esporte :(
A canoagem slalom estreou nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e se tornou modalidade Olímpica permanente nos Jogos de Barcelona, em 1992. Paris 2024 marcou a estreia de um novo evento Olímpico da canoagem slalom: caiaque cross. O caiaque cross, também conhecido como canoagem de estilo livre, conta com 4 atletas competindo entre si ao mesmo tempo.